
Quando o Xbox começou a portar seus jogos para o PlayStation 5, a decisão pareceu capaz de destruir a marca. Felizmente, pelo menos por enquanto, parece que só a beneficiou, com mais pessoas jogando títulos originais do Xbox do que nunca, e a Microsoft desfrutando de um relacionamento saudável com todos, incluindo seus concorrentes diretos. Portanto, considerando seu sucesso, seria de se esperar que o PlayStation seguisse o exemplo.
No entanto, além de Helldivers 2, um jogo de serviço ativo que precisa estar em todas as plataformas para garantir sua sobrevivência a longo prazo, a PlayStation ainda não confirmou que portará outro jogo para o Xbox. Felizmente, o Xbox encontrou uma solução alternativa bastante inteligente que garante que os jogos do PlayStation sejam jogáveis no hardware do Xbox, o que levanta a questão de se a Sony deveria desistir de tornar seus títulos first-party exclusivos.

Se você comprar o novo ROG Xbox Ally, terá acesso não apenas ao aplicativo Xbox e, portanto, ao Game Pass e à sua biblioteca de jogos existente, mas também a todas as outras plataformas de jogos para PC, incluindo Steam, Epic e EA. Isso não é nenhuma novidade, já que o ROG Ally original permitia o mesmo, mas a principal diferença é que, desta vez, o dispositivo tem a marca Xbox estampada. Isso é importante porque a Sony portou vários exclusivos originais do PlayStation para o Steam, o que significa que eles também poderão ser jogados no ROG Xbox Ally.
Confirmação oficial
A presidente do Xbox, Sarah Bond, confirmou isso. Em entrevista ao canal japonês Game Watch , ela explicou: ” O ROG Xbox Ally também pode rodar títulos do PlayStation Studios (como Marvel’s Spider-Man) disponíveis para PC “. Pela primeira vez em décadas, exclusivos first-party do PlayStation sem tempo serão totalmente jogáveis no hardware do Xbox, e a Sony não teve escolha. Isso era inevitável, especialmente com o próximo Xbox supostamente sendo um PC, mas, mesmo assim, cria um problema significativo para a Sony. Se ela continuar seus esforços de portabilidade para PC, a Microsoft poderá lucrar inesperadamente.
É claro que a Microsoft não receberá nenhum lucro direto das vendas de jogos para PlayStation, já que eles são vendidos no Steam e não na loja do Xbox. No entanto, a empresa pode acabar se beneficiando da migração dos usuários para o portátil, já que é a única maneira de jogar jogos de Xbox e PlayStation em um único dispositivo. Isso, naturalmente, deve nos fazer questionar se faz sentido a Sony focar em exclusivos para PlayStation, especialmente se mantiver sua abordagem para ports para PC.
É claro que a Sony ainda lucrará com cada venda de seus títulos originais no Steam, então pode-se argumentar que ela também se beneficia do ROG Xbox Ally. No entanto, se isso fosse importante para a Sony, ela teria simplesmente portado mais jogos para os consoles Xbox básicos, que já têm uma base de instalação garantida. Além disso, considerando que ela abandonou uma abordagem multiplataforma e seus jogos de serviço , certamente parece que ela tem pouco initeresse em lucrar com o hardware do Xbox .




