Geek

Jurassic Park ou World? Ranking dos melhores filmes da franquia

Quem cresceu nos anos 90 com Jurassic Park e quem acompanhou a nova versão nos cinemas, com os novos híbridos de dinossauro e um aprofundamento maior na ficção-científica podem discordar sobre qual das sagas é melhor, no entanto cada uma tem seus melhores filmes – assim como os menos agradáveis ao público.

Para trazer o ranking definitivo, reunimos os seis longas-metragens e vamos entender como ambos os arcos – passado e presente – construíram uma das franquias cinematográficas mais amadas pelo público.

Jurassic World Rebirth

6 – Jurassic Park 3

Fechando uma grande trilogia com uma péssima chave, Jurassic Park 3 traz Alan Grant de volta para levá-lo de volta à ilha cheia de dinossauros – com um aprendiz e ao lado de uma família que busca seu filho desaparecido. É importante lembrar que a história não é tão impactante quanto os demais, seus personagens sequer são carismáticos e só serve para reforçar o quanto o próprio arqueólogo estava correto: os humanos deviam permanecer o máximo distante da Ilha Sorna.

5 – Jurassic World: Domínio

Mesmo com a tarefa de fechar todo um arco criado em seis filmes, Domínio tentou criar histórias demais para um problema só: a presença dos dinossauros fora dos parques temáticos e das ilhas vistas nos filmes antigos. E no fim das contas, isso mal é debatido e vemos apenas uma reunião de elenco que tenta impedir o maléfico laboratório de acabar com o ecossistema. Com a promessa de debater o convívio com os dinossauros, isto mal é abordado e fecha a história sem alteração alguma no status quo. Ao menos segue uma linha narrativa mais honesta.

4 – Jurassic Park 2

Quando se trata de levar os dinossauros para junto da sociedade, Jurassic Park 2 se mostrou um filme melhor. Na trama, vemos diversos deles sendo levados para cidades e como o descontrole poderia trazer uma extinção para os humanos. Quem não lembra do Tiranossauro Rex passeando pela vizinhança, tomando água em uma piscina e apavorando as pessoas nos anos 90? Pois é, foi como se um dos piores pesadelos provocados pelo primeiro filme tivessem se tornado realidade, o que traz uma leve vantagem à frente do longa citado acima.

3 – Jurassic World: Reino Ameaçado

Muitos não gostam de Jurassic World: Reino Ameaçado, mas de longe este é um dos únicos filmes que entrega justamente aquilo que promete: uma história de terror envolvendo os répteis. Em um ambiente fechado, vemos um dos dinossauros que seriam vendidos se soltar e criar uma grande confusão – correndo atrás de nossos heróis e de uma peculiar criança como um serial killer, clássico slasher. Nele também temos uma ideia maior do potencial de ficção-científica que tentou ser explorado desde o primeiro filme, ampliando a visão sobre os planos dos cientistas.

2 – Jurassic World

A releitura do primeiro Jurassic Park é, em teoria, perfeito. Um verdadeiro parque temático, com centenas de visitantes e cheio de dinossauros sendo exibidos. Passeios, estudos, novas abordagens e a realização do sonho visto desde o primeiro filme criando vida – até uma tragédia voltar a acontecer e botar tudo isto em risco novamente. Suas ideias e motivações funcionam muito bem, trazendo uma verdadeira homenagem ao longa clássico para uma nova geração de fãs. Tem suas falhas? Obviamente, já que correr de um Tiranossauro com salto nem devia ser considerado. Porém, isso não tira seus méritos perante aos demais.

1 – Jurassic Park

E quem nós queremos enganar? O primeiro Jurassic Park continua sendo uma obra sem precedentes e que fez muitas crianças ao redor de todo planeta acreditarem que os dinossauros poderiam ser reais e eram muito mais tenebrosos do que os livros sobre a história do planeta faziam soar. A direção de Steven Spielberg, o uso de animatrônicos, a icônica aproximação do Tiranossauro causando efeito nos copos de água e a noite chuvosa permanecerão na memória do público por muitos mais anos e dificilmente terá alguma experiência que supere esta.

Veja mais em Listas de Filmes!

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *