Este é o primeiro olhar sobre o Drosophibot II, um robô biomimético incomum inspirado na mosca-da-fruta adulta, Drosophila melanogaster.
Diferente de um robô estático, este modelo presta muita atenção na cinemática e dinâmica de sua contraparte inseto, que vem se tornando um modelo fundamental para estudos sobre locomoção com pernas.
Cada uma das suas pernas tem proporções e graus de liberdade que correspondem aos dados de pose 3D da Drosophila, o que levou os pesquisadores a desenvolverem um programa para resolver automaticamente a cinemática inversa necessária para a caminhada, bem como a dinâmica inversa essencial para o design mecatrônico.
Ao aplicar este solucionador a uma estrutura corporal em escala de mosca, conseguiram demonstrar que as dinâmicas do robô se ajustam ao modelo da mosca.
“Este robô será usado para testar controladores de locomoção inspirados na biologia, baseados na morfologia e dinâmica do sistema nervoso do inseto, o que ampliará nosso entendimento sobre como o sistema nervoso controla a locomoção em seres com pernas,” disseram os pesquisadores.
Veja mais sobre tecnologia!