Os tubarões-brancos são alguns dos animais mais impressionantes do oceano, mas algo estranho está acontecendo: vários estão aparecendo mortos com cérebros inchados, e os cientistas estão tentando descobrir o motivo.
De acordo com o The New York Times, a Cooperativa Canadense de Saúde da Vida Selvagem (CWHC) nunca havia encontrado um tubarão-branco morto em 30 anos de trabalho. Mas, em poucos meses, cinco foram encontrados encalhados no leste do Canadá.
Alguns não tinham ferimentos visíveis, mas muitos tinham cérebros inchados. “Três desses cinco parecem ter a mesma doença infecciosa no cérebro”, disse Megan Jones, uma veterinária da CWHC. “Precisamos entender o que está causando isso.”
Com mais quatro tubarões encontrados mortos nos EUA, o total chegou a nove. As necrópsias mostraram que a maioria tinha meningoencefalite, uma inflamação no cérebro que pode pressionar o crânio e afetar a natação.
Normalmente, a meningoencefalite tem uma causa clara, como uma infecção, mas, nesses casos, os cientistas não encontraram nada óbvio. Além disso, alguns tubarões estavam com o estômago cheio, o que descarta a fome como causa.
“Acho que há algo importante acontecendo”, disse Alisa Newton, veterinária-chefe do grupo de pesquisa OCEARCH.
Estudar tubarões é difícil porque a pesquisa é pouco financiada, e enviar amostras ou corpos inteiros entre países é complicado. Além disso, pouco se sabe sobre quantos tubarões morrem naturalmente no Atlântico.
Tonya Wimmer, da Sociedade de Resposta a Animais Marinhos, sugeriu que talvez seja normal os tubarões viverem com algum problema no cérebro. “Muitos animais têm parasitas ou bactérias e vivem bem”, explicou.
Enquanto isso, os cientistas estão analisando amostras de tecido cerebral para tentar encontrar microrganismos que possam estar causando a doença.
Ou talvez haja uma explicação mais positiva: o aumento de tubarões mortos pode significar que há mais tubarões-brancos no oceano. Se a população está crescendo, é natural que mais corpos apareçam.
Veja mais sobre ciência!