Conhecido por transportar jogadores a universos inusitados – seja revolucionando o gênero de espionagem em Metal Gear ou explorando um mundo pós-apocalíptico em Death Stranding, Hideo Kojima prepara agora um salto criativo literalmente fora deste planeta. O premiado diretor de jogos revelou à imprensa britânica que deseja desenvolver um videogame enquanto estiver a bordo da Estação Espacial Internacional, tornando-se assim o primeiro a criar um jogo em órbita.
Durante a entrevista ao The Guardian, Kojima explicou que pretende se preparar a fundo para a aventura, incluindo treinamento em procedimentos de acoplagem e adaptação à microgravidade por meses. Mas, diferente do turismo espacial de celebridades, sua intenção não é apenas aparecer diante das câmeras; ele quer realmente trabalhar, desenhando e até desenvolvendo novos elementos de um jogo enquanto vive no espaço. Mesmo aos 61 anos, Kojima não se intimida com a idade, dizendo se inspirar em astronautas veteranos que voaram em missões bem depois dos sessenta.
Ele ainda deu um toque cinematográfico à ideia, dizendo que sofre de “doença Tom Cruise”, em referência ao desejo de criar arte em condições extremas. Assim como o astro de Hollywood, que planeja gravar no espaço, Kojima acredita que viver no limite faz aflorar uma motivação mais profunda e aguça sua criatividade: “Tom Cruise encontra seu verdadeiro valor quando coloca a própria vida em risco”, disse.
Apesar de todos os desafios, desde recursos computacionais limitados até as complexidades de trabalhar em microgravidade, Kojima não parece desanimado. No momento, seu estúdio, a Kojima Productions, já está envolvido em vários projetos, como Death Stranding 2: On the Beach, o jogo de terror OD e um título misterioso chamado Physint. Independentemente de o plano espacial se concretizar ou não, uma coisa é certa: para Kojima, criatividade é um território sempre pronto para ser explorado, mesmo que isso signifique flutuar em gravidade zero.
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