Muitos fãs do PlayStation expressaram descontentamento com a recente decisão da Sony de levar Helldivers 2 para o principal rival da gigante dos games, o Xbox. Esse grupo de entusiastas acredita que portar Helldivers 2 para o Series X/S pode ser o primeiro passo do PlayStation para adotar uma estratégia multiplataforma, na mesma linha do Xbox.
A propensão da Sony à exclusividade em jogos é uma história tão antiga quanto o tempo. Historicamente, os jogos first-party do PlayStation só eram encontrados nos consoles PlayStation, uma estratégia que permitiu à Sony obter sucesso nos consoles. No entanto, o domínio da Sony sobre a exclusividade diminuiu nos últimos anos, à medida que a detentora da plataforma começou a portar jogos first-party do PlayStation para PC em 2020 e continua comprometida com a iniciativa. A Sony até começou a licenciar algumas de suas propriedades intelectuais mais antigas para estúdios terceirizados para desenvolver ports multiplataforma – como Patapon e Everybody’s Golf: Hot Shots – ambos chegando ao Nintendo Switch.
No entanto, já se deve ter notado que o Xbox esteve ausente dos planos da Sony de tornar os jogos de PlayStation mais amplamente disponíveis, o que não é muito surpreendente, dada a rivalidade de longa data entre as duas plataformas de console. No entanto, 3 de julho de 2025 marcou um momento importante na história do PlayStation, com a confirmação do lançamento de Helldivers 2 para Xbox Series X/S naquele dia. O anúncio foi um choque total para os fãs de Xbox e PlayStation, mas enquanto o primeiro grupo comemora a notícia, um subconjunto do segundo se encontra desiludido com a Sony. Nas redes sociais e fóruns online, muitos entusiastas do PlayStation expressaram indignação com a chegada de Helldivers 2 ao Xbox.
O site PushSquare, voltado para PlayStation, entrevistou mais de 1.300 usuários sobre a versão para Xbox de Helldivers 2, questionando se a Sony está diluindo o valor de sua própria plataforma ou se mais jogadores para o jogos como serviço é uma vantagem para todos. No momento da redação deste texto, 44% dos entrevistados acreditam que o lançamento de Helldivers 2 para Xbox é algo positivo, enquanto 29%, um percentual menor, mas ainda substancial, acredita que é prejudicial à marca PlayStation. Os 26% restantes se mostraram indiferentes à mesma situação. Enquanto isso, muitos fãs também recorreram a plataformas como Twitter, Reddit e até mesmo à seção de comentários do PlayStation Blog para reclamar, opinando que a Sony provavelmente seguirá o mesmo caminho multiplataforma que o Xbox percorreu no último ano e meio.
Há algum mérito por trás dessa teoria, porque, embora alguns jogos de PlayStation tenham aparecido no Xbox no passado – MLB The Show 21 a 25 e Death Stranding: Director’s Cut, juntamente com o próximo Marathon da Bungie – eles nasceram de situações fora do controle direto da Sony. A multiplataforma de MLB The Show foi exigida pela própria MLB, Death Stranding: Director’s Cut chegou ao Series X/S devido à transferência da propriedade intelectual para Hideo Kojima no ano passado, e Marathon será lançado no Xbox porque a Bungie negociou liberdade total para lançamentos multiplataforma antes de ser adquirida pela Sony.
No entanto, Helldivers 2 marca a primeira vez que a Sony traz voluntariamente um jogo de PlayStation para o Xbox. A propriedade intelectual de Helldivers é de propriedade integral da Sony, e até mesmo a desenvolvedora de Helldivers 2, Arrowhead, confirmou no ano passado que a portabilidade para o Xbox é responsabilidade exclusiva da empresa controladora do PlayStation. Como se isso não bastasse, a portabilidade de Helldivers 2 para Xbox foi desenvolvida pela Nixxes — a equipe interna de portabilidade da Sony — e o jogo será publicado pela PlayStation Publishing para os consoles Series X/S. Portanto, a chegada de Helldivers 2 ao Xbox é claramente uma decisão intencional da Sony, e deve ser interessante ver como a gigante dos games lidará com essa decisão no futuro.