Geek

CBLOL 2026: mudanças no torneio e polêmica sobre vagas no Mundial

O Campeonato Brasileiro de League of Legends, conhecido como CBLOL, é a principal competição de eSports da modalidade no Brasil, organizada pela desenvolvedora Riot Games.

Para 2026, a competição passará por mudanças que não apenas impactam os times participantes, mas também despertam o interesse de apostadores em plataformas com bônus. Jogue com responsabilidade.

A Riot Games anunciou que o CBLOL voltará como uma liga independente em 2026, com mudanças, mas mantendo as equipes latino-americanas e o sistema de equipes convidadas.

As vagas internacionais agora serão definidas da seguinte forma:

  • First Stand: 1 LCS + 1 CBLOL
  • MSI: 2 LCS + 1 CBLOL
  • Worlds: 3 LCS + 1 CBLOL

Caco Antunes, head de Esports de League of Legends para as Américas na Riot Games, destacou que a ideia é brigar por mais vagas.

“A gente quer brigar por mais vagas… o resultado que a gente mostrou esse ano vai ajudar na discussão daqui pra frente”, destacou.

Dessa forma, a Riot prometeu splits mais longos e formatos simplificados, com foco no palco regional e nas rivalidades locais. Os três splits anuais continuam, mas os detalhes do formato ainda não foram totalmente divulgados.

Comunidade criticou novas divisões

A comunidade dos fãs de League Of Legends não aceitou muito bem as divisões de vagas para o CBLOL 2026. Os norte-americanos ficaram com três vagas para o Mundial, enquanto o Brasil ficará apenas com uma, o que revoltou os torcedores.

“Acho que fica até meio constrangedor você ser um FÃ da LCS depois dessa Cross Conference e ler que vai ter três vagas para o Worlds”, relatou um fã através das redes sociais.

A decisão foi recebida com forte rejeição por fãs e figuras do cenário, descrita como “bizarra” e “regressão” por jogadores e dirigentes.

“É uma pena a eliminação dos torneios fixos entre regiões. foi o momento que o público mais se animou com as mudanças; o Brasil recebeu o CBLOL, mas voltou ao formato antigo de vagas “porque sim” e ficou prejudicado a longo prazo novamente”, relatou outra torcedora.

No último encontro entre as principais equipes de cada região, a Vivo Keyd Stars e a RED Canids venceram séries contra 100 Thieves e Shopify Rebellion, respectivamente. Por isso, muitos torcedores veem a nova distribuição de vagas como injustificável, já que o Brasil mostrou a sua força e, principalmente, evolução.

Decisões impactam no crescimento da modalidade no Brasil

As decisões para 2026 buscam reaquecer o ecossistema doméstico do League of Legends no Brasil, com a identidade restaurada, rivalidades avivadas e mobilidade via convidado/promoção para elevar o nível médio do CBLOL. 

No entanto, a distribuição de vagas coloca um teto competitivo no curto prazo, já que será apenas uma vaga para o Brasil no Worlds, o que resultará em menos oportunidades e, além disso, uma margem de erro próxima a zero para quem for o representante do país.

Veja mais sobre games.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios