
A Valve revelou na quarta-feira sua próxima leva de hardware para jogos, incluindo uma nova versão do Steam Machine, um PC gamer projetado para ser usado como um console. Também foram revelados o Steam Frame, o próximo headset de realidade virtual da Valve, e um novo Steam Controller, todos com previsão de lançamento para o início de 2026.
A Valve ainda não revelou os preços do Steam Machine, Steam Frame ou do novo Steam Controller, mas todos já podem ser adicionados à lista de desejos na Steam.
O Steam Machine, em formato de cubo, virá com o Steam OS, é “otimizado” para jogos e foi projetado para ficar ao lado da sua TV como um console de jogos ou na sua mesa como um PC gamer. Por ser um PC, você pode instalar outros aplicativos e programas ou um sistema operacional diferente.
A Steam Machine virá com um processador AMD Zen 4 semi-customizado de 6 núcleos/12 threads (até 4,8 GHz, TDP de 30 W), uma GPU AMD RDNA3 semi-customizada com 28 unidades de computação (clock máximo sustentado de 2,45 GHz, TDP de 110 W) e 16 GB de memória VRAM DDR5 + 8 GB de VRAM GDDR6. Haverá dois modelos, um de 512 GB e outro de 2 TB, ambos com slots para cartões microSD de alta velocidade. A Steam Machine terá o poder de seis Steam Decks.
Você pode acessar a página da Steam Machine na loja para conferir as especificações completas, assim como a página da Steam Frame para obter detalhes completos sobre suas especificações.
Esta não é a primeira vez que a Steam tenta um console independente. Em 2015, a primeira geração do Steam Machine foi lançada, mas não teve um bom desempenho e foi rapidamente descontinuada.




