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Jogo de terror Horses é banido da Steam e desenvolvedora teme falência após decisão da Valve

O estúdio italiano Santa Ragione vive um momento delicado após descobrir que seu novo jogo de terror, Horses, simplesmente não poderá estrear na Steam. A decisão pegou a equipe de surpresa, especialmente porque o título, previsto para chegar em dezembro a diversas lojas digitais, não recebeu uma explicação clara da Valve sobre o motivo do banimento. Enquanto isso, o game segue confirmado para o Epic Games Store, GOG, Humble Store e Itch.io, deixando a maior vitrine do PC completamente fora da jogada.

O caso ganhou destaque depois que o estúdio publicou um novo trailer no dia 25 de novembro, anunciando a data de lançamento e revelando, no final do vídeo, um selo afirmando que o jogo havia sido banido da Steam. Logo em seguida, o site oficial foi atualizado com um FAQ detalhando a situação, revelando que o estúdio não tem clareza sobre o que motivou a decisão e que o impacto pode ser tão grande a ponto de ameaçar a continuidade da empresa, conhecida por Saturnalia, de 2023.

Segundo os fundadores, a confusão começou ainda no ano passado, quando a equipe tentou liberar a página de “Coming Soon” na Steam. A Valve pediu então um build jogável para análise, algo que a Santa Ragione nunca havia tido de entregar nessa etapa. Mesmo com o jogo ainda em desenvolvimento, a equipe montou uma versão funcional apenas para cumprir o pedido. Foi essa build, segundo o estúdio, que levou ao veto.

A grande questão é que a Valve, de acordo com a Santa Ragione, não teria apontado claramente o que violaria suas regras. A única orientação recebida foi que o jogo continha “temas, imagens ou descrições que a Steam não distribui”, incluindo a menção de que a plataforma rejeita qualquer conteúdo relacionado a conduta sexual envolvendo menores, ainda que de forma indireta. Os desenvolvedores afirmam que isso não se aplica ao jogo e que a única cena sensível, na qual uma criança aparecia montada sobre uma figura humana desnuda usando máscara já que no universo de Horses, os “cavalos” são pessoas nuas, foi modificada ainda na fase inicial de produção.

Mesmo assim, o estúdio diz que nunca recebeu detalhes sobre o que teria causado a rejeição e que todas as tentativas de revisão ou ajuste foram ignoradas. A Santa Ragione também afirma que o veto não tem relação com a recente onda de remoções de jogos pornográficos da Steam, motivada por pressões de grupos externos e empresas de pagamento.

A preocupação agora é financeira. Ficar fora da Steam significa abrir mão de mais de 75% do mercado de games no PC, e os desenvolvedores admitem que talvez não consigam recuperar os custos de produção. Eles planejam manter o jogo com suporte por cerca de seis meses após o lançamento, mas além disso o futuro da empresa é incerto.

A Valve respondeu oficialmente ao PC Gamer apenas hoje, afirmando que analisou o build em 2023 e que comunicou aos criadores por que o jogo não poderia ser lançado na Steam, seguindo as regras internas da plataforma. A companhia disse ainda que reconsiderou o caso, mas manteve a decisão final de barrar Horses.

Enquanto a situação não muda, o curioso jogo de terror, que mistura narrativa experimental e imagens perturbadoras, chega a praticamente todas as outras lojas digitais no dia 4 de dezembro, por cinco dólares. Para quem acompanha o mercado indie, e especialmente para quem gosta de histórias estranhas e desconfortáveis, a polêmica em torno de Horses já tornou o título ainda mais intrigante.

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Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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