Geek

Marvel Cosmic Invasion: dinâmica moderna com um pé no passado

No começo dos anos 90, os beat’em ups dominavam os arcades. Dentre esses, duas “máquinas” se tornaram lendárias: Captain America and The Avengers (Data East, 1991) e X-Men (Konami, 1992). Esses arcades, ambos com personagens da Marvel, possuem gabinetes enormes, para até 6 jogadores simultâneos! A combinação entre personagens populares dos quadrinhos, foco no cooperativo e um estilo de jogo consagrado foi uma receita de sucesso. …Saltamos agora para 1º de dezembro de 2025 e temos o lançamento de Marvel Cosmic Invasion, um jogo que traz na sua base a mesma essência de seus ancestrais dos anos 90.

Descrição

“O cosmos deve ruir para que eu possa viver!!” Assim jura Aniquilador, a morte viva que caminha! … Após um ataque sem precedentes ser lançado em toda a galáxia, toda a vida fica por um fio. Os heróis da Marvel unirão forças em uma aventura intergaláctica de combate contra a mortal Onda de Aniquilação. De Nova York às profundezas da Zona Negativa, o futuro do Universo será disputado entre as estrelas em Marvel Invasão Cósmica!

Lista de leitura

Para aqueles jogadores que sentirem vontade de se aprofundar nas HQs que serviram de referência para Marvel Cosmic Invasion, a Marvel preparou uma lista de leitura.

Heróis

O jogador poderá escolher entre 15 heróis da Marvel. Personagens disponíveis no começo: Capitão América, Nova, Tempestade, Wolverine, Homem-Aranha, Bill Raio Beta, Pantera Negra, Motoqueiro Cósmico, Homem de Ferro, Rocket Racoon e Mulher-Hulk. Fênix, Venom, Phyla-Vell e Surfista Prateado só são desbloqueados após serem derrotados.

Sistema de troca de heróis

Marvel Cosmic Invasion pode ser jogado por até 4 jogadores simultâneos. O multiplayer co-op local/online conta com um sistema adaptativo de entrada e saída a qualquer momento.

O grande diferencial está no sistema de troca de heróis. Cada jogador escolha dois heróis e pode alternar entre eles a qualquer momento durante o jogo. Mas esse sistema vai além da simples alternância entre um personagem e outro, o jogador pode também “chamar” o personagem que não está ativo naquele momento para que ele colabore de várias maneiras, atacando em conjunto com o personagem ativo e somando ao combo, libertando o personagem ativo de uma agarrada do inimigo, realizando um ataque especial em combinação com o personagem ativo.  

O domínio desse sistema é a chave para o sucesso em Marvel Cosmic Invasion.

Jogabilidade

Cada herói tem seus próprios movimentos e habilidades de combate, incluindo um ataque primário específico, um ataque corpo a corpo regular, uma mecânica de defesa (bloqueio ou esquiva) e um movimento especial que limpa a tela e consome “foco”, obtido ao acertar inimigos. Eles também podem realizar movimentos em equipe, que permitem ao herói invocar o personagem secundário para executar um ataque combinado.

Os personagens ganham experiência, sobem de nível e ganham vantagens a cada nível.

De um modo geral, a jogabilidade lembra muito dois antigos jogos arcade com personagens da Marvel: Captain America and The Avengers (Data East, 1991) e X-Men (Konami, 1992). Mas acaba sendo também similar a Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022), jogo também desenvolvido pela Tribute Games.

Gabinete de Captain America and the Avengers
Gabinete de X-Men

Modos de jogo

Campanha: explore todos os personagens jogáveis com uma gameplay fluida e progresso salvo. Há desafios que podem ser cumpridos em cada missão. É possível selecionar missões por caminhos diferentes. Mas ao fim não faz diferença o caminho que se escolhe, pois é necessário passar por todas as missões para avançar.

Arcade: experiência arcade clássica, com vidas limitadas, continuações e sem progresso salvo. Aqui, ao contrário do modo campanha, ao escolher um dos caminhos não é necessário também passar pela missão que não foi escolhida.

Cofre: acompanhe o progresso de seu herói e descubra os segredos do cofre cósmico.

– Laboratório de heróis: aqui é possível ver o nível de cada personagem. Todos ganham a mesmas vantagens em cada nível. O único diferencial é na habilidade passiva, obtida no nível 5, cada personagem têm uma habilidade passiva exclusiva.

– Matrix cósmica: insira cubos cósmicos na Matrix cósmica para desbloquear recompensas. Os cubos cósmicos são obtidos sempre que um personagem sobe de nível.

– Arquivos da tropa: aqui é possível ver uma descrição geral de cada personagem, bem como nome verdadeiro, afiliação de grupos, poderes e primeira aparição.

Conteúdo pós-lançamento

A Marvel Games anunciou em seu perfil do Instagram que Marvel Cosmic Invasion receberá muitos conteúdos pós-lançamento, colaborações com outros Marvel Games: Marvel Strike Force, Marvel Snap, Marvel Rivals, Marvel Future Fight, Marvel Contest of Champions e Marvel Puzzle Quest.

Dotemu

A Dotemu é uma empresa francesa fundada em 2007 por Xavier Liard e Romain Tisserand. É mais conhecido por seus ports, remasterizações e remakes.

Primeiro jogo (2008): Nicky Boom.

Jogo mais recente (2025): Marvel Cosmic Invasion.

Próximo jogo a ser lançado: Battlestar Galactica: Scattered Hopes.

Tribute Games

A Tribute Games é um estúdio canadense fundado em 2011 pelos ex-funcionários da Ubisoft Jonathan Lavigne, Jean-Francois Major e Justin Cyr.

Desenvolve e publica videogames com foco em pixel art e design de jogos clássicos.

Primeiro jogo (2010): Ninja Senki.

Jogo mais recente (2025): Marvel Cosmic Invasion.

Marvel

A marca Marvel abrange diversas áreas do entretenimento, incluindo cinema, televisão, publicações, licenciamento, jogos, eventos ao vivo, mídia digital e muito mais.

A Marvel Comics foi fundada em 1939 por Martin Goodman como Timely Comics.

Marvel Games é a marca licenciadora de videogames baseados em propriedades da Marvel e também a divisão de videogames da Disney Interactive. Antes da incorporação da Marvel Games, os videogames baseados em propriedades da Marvel lançados entre 1982 e 1985 eram gerenciados pelo Marvel Comics Group, enquanto os videogames da Marvel de 1986 a 1998 eram gerenciados pelo Marvel Entertainment Group. Já os videogames baseados em propriedades da Marvel anteriores à incorporação da Marvel Games eram gerenciados diretamente pela Marvel Enterprises.

Primeiro jogo (1982): Spider-Man.

Jogo mais recente (2025): Marvel Cosmic Invasion.

Próximos jogos a serem lançados (2026): Marvel Tōkon: Fighting Souls e Marvel’s Wolverine.

Análise dos elementos que constituem a obra

A avaliação foi feita jogando a versão de Playstation 5.

Gráficos: Abertura animada muito bonita. O jogo em si tem belos gráficos pixel art muito coloridos. Visão 2D side-scroller. A direção de arte lembra tanto o Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022), da própria Tribute Games, como os arcades Captain America and The Avengers (Data East, 1991) e X-Men (Konami, 1992). As animações/sprites dos personagens são muito similares a X-Men: Children of the Atom (Capcom, 1994) e Marvel Super Heroes (Capcom, 1995).

Trilha sonora: A abertura tem uma trilha sonora heavy metal excelente! E a música da fase/missão final também é muito boa, transmite uma sensação de urgência e tensão elevada. Mas no restante do jogo a trilha sonora não é nada marcante.

Efeitos sonoros: Bons. Não se sobressaem.

Jogabilidade: Boa jogabilidade. Lembra muito o Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge (2022), da própria Tribute Games. Personagens, com exceção de She-Hulk e Wolverine, não possuem agarradas.

Fator replay Elevado fator replay porque os personagens sobem de nível e vão ganhando vantagens. Além de novos personagens sendo liberados conforme são derrotados. Muitas combinações de 2 personagens para experimentar.

Prós e contras

Prós: Belos gráficos. Mecânica de combinação entre 2 personagens traz um dinamismo inédito em beat’em ups. Seleção diversa de personagens da Marvel.

Contras: Falta de “agarrada”. Trilha sonora na maior parte do jogo é “sem sal”.

Conclusão

Marvel Cosmic Invasion é mais uma boa adição à longa lista de jogos da Marvel. Considerando o quão vasta é essa linhagem, tanto na quantidade de personagens quanto na quantidade de estilos de jogos diferentes com personagens da Marvel, é um mérito conseguir atingir o equilíbrio que foi atingido aqui. A jogabilidade é dos clássicos beat’em ups, mas com um sistema de troca de personagens que é inovador dentro do estilo. A direção de arte lembra os clássicos arcades, mas a fluidez das animações é moderna. Por fim, o equilíbrio na ampla variedade de personagens, tanto heróis quanto vilões.

A Dotemu continua sendo especialista nesse equilíbrio na hora de trazer para o presente IPs que marcaram o passado dos videogames.

##

Nota Final: 4/5


























Avaliação: 4 de 5.

Acesse o site oficial do jogo.

Saiba mais sobre Marvel.

Veja mais reviews de games!

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios