Há cinquenta anos, alguém abria uma caixinha de fósforo nos anos 1970 e se deparava com uma pequena obra-prima que vai muito além da função de guardar aqueles palitos, para conectar o universo irreverente desenhado por Ziraldo. Os doze signos do zodíaco viajaram como pequenos artefatos colecionáveis, transformando objetos do cotidiano em formas de expressão artística num Brasil que vivia transformações sociais intensas. Naquele período de contracultura, as caixinhas se tornaram raridades que carregavam essa linguagem visual de um dos maiores cartunistas brasileiros.

Nesta segunda colaboração entre Insider e Ziraldo Artes Produções, a marca ressuscita essas ilustrações históricas não apenas por pura nostalgia, mas para recontextualizar essas obras nas camisetas Tech Daily e o moletom leve InLounge, fazendo com que carreguem as mesmas cores vibrantes, traços caricatos e bom humor irreverente das caixinhas originais. Assim há 50 anos, a arte de Ziraldo está em peças que habitam a rotina contemporânea e vestem o corpo de pessoas que trabalham, estudam, jogam e vivem conectadas a múltiplas culturas.
Yuri Gricheno, CEO e cofundador da Insider, afirmou que “Trazer essas ilustrações dos signos, verdadeiras obras de arte em miniatura, para o universo da Insider é uma forma de preservar e renovar esse patrimônio gráfico, tornando-o acessível para novas gerações”.

A coleção Insider x Ziraldo | Zodíaco vai muito além de apenas comercializar um arquivo histórico, com a proposta de manter lo no presente de forma que o legado do cartunista permaneça vivo. Para entender essa coleção, nós precisamos voltar para Ziraldo Alves Pinto (1932-2024), cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, jornalista e advogado. Na década de 1960, lançou a Turma do Pererê, a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um único autor e totalmente colorida. Durante a Ditadura Militar, fundou O Pasquim, um dos jornais mais importantes de resistência à repressão, e foi convidado pela UNICEF para desenhar cartazes anuais, honraria concedida pela primeira vez a um artista latino-americano.
Sua obra não apenas reflete e traduz a cultura brasileira, pois ela foi responsável por moldar parte do que temos hoje, com personagens, como o Menino Maluquinho, que se tornaram parte da infância de gerações. O que torna Ziraldo único não é apenas sua capacidade técnica, mas sua compreensão intuitiva de que a irreverência, a crítica social e a leveza podem coexistir, permitindo que seu trabalho fosse comunicativa, acessível e feitos para alcançar qualquer pessoa que abrisse um jornal ou uma revista.

Com um “quê” de sofisticação, a coleção Insider x Ziraldo | Zodíaco é uma ferramenta de identidade, como linguagem encurtada para descrever a si mesmo ao traduzir sua identidade por meio dos doze signos de Ziraldo, sem contar o convite para reconhecermos um fragmento de nossa própria personalidade refletido em uma imagem que seus pais ou avós talvez tenham visto em uma caixinha de fósforo. O melhor de tudo: a embalagem é colecionável, com ilustrações dos doze signos, além de cada assinatura do Ziraldo carregar uma espécie de patrimônio visual que faz parte da cultura brasileira.
Como se não fosse o suficiente, as roupas da Insider adicionam uma camada de funcionalidade extrema com a tecnologia anti-odor, anti-suor, antimicrobiana, além da regulação térmica e absorção máxima de transpiração. Ao invés dessas ilustrações estarem em qualquer roupa, as artes de Ziraldo estão em tecidos que desamassam no corpo e possuem durabilidade garantida, com cores que não desbotam.

Se aquela caixinha de fósforo de 1976 se tornou um objeto precioso porque a arte de Ziraldo tornava valioso o que era mundano, as camisetas Insider x Ziraldo | Zodíaco continua a mesma tradição. A irreverência que caracterizou Ziraldo durante toda sua vida permanece intacta e continua transformando o cotidiano em oportunidades de expressão.



