Aplicativos e jogos que não forem atualizados por mais de dois anos serão removidos da App Store. Essa medida já está em efeito, conforme revelado por um e-mail compartilhado publicamente pelo estúdio Protopop Games.
“Este aplicativo não foi atualizado em um período significativo de tempo e está programado para ser removido de venda em 30 dias. Nenhuma ação é necessária para que o aplicativo permaneça disponível para usuários que já baixaram”, consta no aviso recebido.
I feel sick. Apple just sent me an email saying they're removing my free game Motivoto because its more than 2 years old.
— Protopop Games (@protopop) April 23, 2022
It's part of their App improvement system.
This is not cool. Console games from 2000 are still available for sale.
This is an unfair barrier to indie devs. pic.twitter.com/7XNcLfiEcR
“Você pode manter este aplicativo disponível para novos usuários descobrirem e baixarem na App Store enviando uma atualização para revisão em 30 dias. Se nenhuma atualização for enviada em 30 dias, o aplicativo será removido da venda”, segue o comunicado.
“Estou enojado. A Apple acabou de me enviar um e-mail dizendo que estão removendo meu jogo gratuito Motivoto porque tem mais de 2 anos”, disse o fundador da Protopop Games em publicação no Twitter. “Faz parte do sistema de melhoria de aplicativos deles. Isso não é legal. Jogos de console de 2000 ainda estão disponíveis para venda. Esta é uma barreira injusta para os desenvolvedores independentes.”
O posicionamento oficial da Apple, conforme publicado pelo Eurogamer, diz: “Para tornar mais fácil para os clientes encontrar ótimos aplicativos que atendam às suas necessidades, queremos garantir que os aplicativos disponíveis na App Store sejam funcionais e atualizados. Estamos implementando um processo contínuo de avaliação de aplicativos, removendo aplicativos que não funcionam como esperado, não seguem as diretrizes de revisão atuais ou estão desatualizados.”
Caso você já tenha baixado um aplicativo que foi removido da App Store, poderá continuar com o uso normalmente. Isso inclui até mesmo microtransações. Contudo, a menos que a empresa responsável pelo app atenda às demandas da Apple, não será possível que mais pessoas façam o download.