A Microsoft anunciou que a Xbox Research, uma divisão tradicionalmente focada na experiência do jogador, expandiu recentemente seu alcance para incluir a comunidade de desenvolvedores de jogos Xbox e muito mais.
O objetivo da divisão agora é interagir mais com os criadores de jogos, para obter mais dados para trabalhar nos problemas de desenvolvimento no Xbox. Na liderança está a Dra. Deborah Hendersen, pesquisadora principal de usuários do Xbox .
“Já sabemos há algum tempo que esta era uma lacuna”, explica Hendersen. “Pensamos muito nos jogos, no hardware, no painel e, ainda assim, a maioria dos sistemas para coletar feedback no back-end eram menos formais.”
“Os métodos mais comuns são entrevistas, usabilidade, testes de jogo, pesquisas e voos”, acrescentou. “É o mesmo tipo de estudo que fazemos quando testamos jogos, apenas sobre ferramentas e serviços .”
O objetivo final é atender às diversas necessidades dos desenvolvedores, desde grandes estúdios até criadores independentes. Como diz Hendersen, “trata-se de dar aos desenvolvedores de jogos o que eles precisam para se sentirem capacitados e apoiados pelo Xbox”.
O programa também aceita sugestões de criadores que não necessariamente portam seus jogos para o Xbox. Hendersen explica esta política de mente aberta: “Se você está fazendo games, estamos interessados em ouvir sua opinião. Se você não estiver no Xbox, gostaríamos de saber por quê. E honestamente, se você estiver usando produtos de nossos concorrentes, você provavelmente terá uma ótima perspectiva com a qual poderíamos aprender!”.