A startup californiana REMspace conseguiu demonstrar o primeiro sistema de comunicação para pessoas em sonhos do mundo. Mais especificamente, trata-se de um sistema que utiliza equipamentos especialmente projetados para permitir que duas pessoas troquem uma mensagem simples enquanto estão em um sonho lúcido.
No dia 24 de setembro, os participantes estavam dormindo em suas casas, enquanto suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos eram monitorados remotamente por um aparelho desenvolvido pela empresa.
Assim que o primeiro participante foi detectado em um sonho lúcido, o sistema gerou uma palavra aleatória em Remmyo – uma linguagem criada para o sonho – e a enviou para ele através de fones de ouvido.
O participante repetiu a palavra em seu sonho, e a resposta foi capturada e armazenada em um servidor.
Oito minutos depois, o segundo participante entrou em um sonho lúcido. A mensagem armazenada foi então transmitida a ela, que a confirmou ao acordar, marcando a primeira “conversa” realizada em sonhos.
“Ontem, comunicar-se em sonhos parecia ficção científica. Amanhã, será algo tão comum que não conseguiremos imaginar nossas vidas sem essa tecnologia. Isso abre portas para inúmeras aplicações comerciais, mudando nossa percepção sobre comunicação e interação no mundo dos sonhos. É por isso que acreditamos que o sono REM e fenômenos relacionados, como os sonhos lúcidos, serão a próxima grande indústria depois da IA”, afirmou Michael Raduga, fundador e CEO da REMspace.
Veja mais sobre ciência!