Nos últimos anos, a divisão de jogos da Microsoft passou por grandes mudanças, principalmente graças a uma infinidade de aquisições de magnitudes variadas. Do início de 2022 ao final de 2023, foi particularmente difícil perder a tentativa de aquisição da Activision Blizzard King, que causou grande rebuliço. Após meses de lutas, a empresa de Redmond finalmente finalizou a aquisição, permitindo-lhe agora possuir um grande número de franquias que ultrapassaram um bilhão de dólares em receitas geradas.
A Microsoft acaba de publicar o seu relatório anual referente ao ano de 2024, no qual foi confirmado que a empresa possui exatamente 20 licenças de videogames cujas receitas geradas desde a sua criação ultrapassaram a soma simbólica de um bilhão de dólares.
Obviamente, isso é possível graças à aquisição da Activision Blizzard King, bem como da Bethesda, empresas que possuem licenças icônicas e que têm visto inúmeras obras há mais de 20 anos.
Estamos disponibilizando ótimos jogos para mais pessoas em mais dispositivos. Com a aquisição da Activision Blizzard King, concluída em outubro de 2023, adicionamos centenas de milhões de jogadores ao nosso ecossistema.
Agora temos 20 franquias que geraram mais de US$ 1 bilhão em receita vitalícia – de Candy Crush, Diablo e Halo a Warcraft, Elder Scrolls e Gears of War. E com o Xbox Cloud Gaming, continuamos a inovar para oferecer aos jogadores mais formas de experimentar os jogos que adoram, onde, quando e como quiserem.
Com a recente aquisição da Activision Blizzard King, as receitas de jogos da Microsoft aumentaram em US$ 6 bilhões no ano fiscal de 2023, em comparação com 2024. A Microsoft explica esse aumento de 39% pelo “crescimento em conteúdo e serviços Xbox”.
Precisamente, este último aumentou 50%, graças ao impacto líquido de 44 pontos da aquisição da Activision Blizzard.