O Xbox considera os exclusivos importantes para o crescimento: podemos ler isso no último relatório anual publicado pela Microsoft, embora ultimamente muitos tenham tido uma percepção decididamente diferente do assunto.
“O Xbox permite que as pessoas se conectem e compartilhem experiências de jogos online acessíveis em consoles, Windows e outros dispositivos”, diz o documento. “O Xbox foi projetado para beneficiar os usuários, fornecendo-lhes acesso a uma rede de aplicativos e serviços certificados.”
“As receitas do Xbox são influenciadas principalmente pelas assinaturas e vendas de conteúdos criados por terceiros e próprios, bem como pela publicidade”, continua o relatório e depois passa para a parte mais interessante, que fala sobre exclusividades e crescimento.
“O crescimento da nossa divisão de jogos é impulsionado pela base geral de usuários ativos que jogam conteúdo do Xbox, pela disponibilidade de jogos, pela entrega de conteúdo exclusivo que os jogadores procuram, pelo poder de computação e pela confiabilidade dos dispositivos usados para acessar nossos serviços, bem como bem como a capacidade de criar novas experiências.”
Face à vocação multiplataforma da Microsoft reiteradamente confirmada, as palavras contidas no relatório anual parecem conflitar com as políticas atuais da empresa, mas queremos lembrar que vários jogos exclusivos estão sendo anunciados para o Xbox, e rumores ainda não são fatos.
Aliás, muitos pensam que Satya Nadella pediu a Phil Spencer e à divisão Xbox que devolvessem rapidamente os investimentos feitos para a aquisição da Activision Blizzard e para anteriores, daí a concessão de vários títulos que se pensava serem exclusivos para Xbox. Na prática, alguns jogos são multiplataforma, e outros são exclusivos, é assim que atualmente funciona no Xbox.