Joaquin Phoenix encerrou seu papel como o vilão Coringa depois do sucesso do filme dirigido por Todd Phillips, e sua sequência que não foi tão sucesso assim. Mas ele quase interpretou o personagem muito antes.
Após o sucesso de Batman Begins, de 2005, dirigido por Christopher Nolan, os fãs estavam ansiosos para ver a versão do diretor sobre o Coringa, o que eventualmente se transformou em uma trilogia aclamada.
Heath Ledger ficou com o papel, ganhando postumamente o Oscar por sua atuação.
Contudo, Ledger não foi o único ator com quem Nolan conversou para o papel. Phoenix também esteve entre os candidatos, mas acabou não assumindo o personagem. Em uma recente entrevista no Tetragrammaton com Rick Rubin, Phoenix explicou:
“Lembro de ter falado com Chris Nolan sobre O Cavaleiro das Trevas, mas, por algum motivo, isso não aconteceu. Eu não estava pronto na época.”
Ele refletiu: “É uma daquelas coisas em que você pensa: ‘O que há em mim que não está preparado para isso?’ Não era sobre mim. Havia outra pessoa destinada a fazer esse papel.”
Phoenix acrescentou: “Não consigo imaginar como seria se não tivéssemos a atuação de Heath Ledger naquele filme, certo?” Ele mencionou que não se lembrava se Nolan havia dito algo como “Você é a pessoa certa”, ou o contexto exato da conversa, mas lembrou-se claramente de que se encontraram, dizendo: “Meu sentimento era de que eu não deveria fazer isso, mas talvez ele também pensasse: ‘Esse não é o cara.’”
Em 2019, Phoenix acabou ganhando seu próprio Oscar ao interpretar o Coringa em outro filme, dessa vez sob a direção de Todd Phillips.
Veja mais sobre cinema!