Será que a Inteligência Artificial é realmente tudo o que dizem? Para Linus Torvalds, criador do Linux e seu principal porta-voz, a resposta é clara: a tecnologia é “90% marketing e 10% realidade”.
Em uma entrevista para o TFiR no Open Source Summit, em Viena, no mês passado, Torvalds fez críticas duras à indústria de IA – o que não é exatamente uma surpresa, já que o programador finlandês é conhecido por suas declarações contundentes e por cobrar altos padrões dos desenvolvedores.
“Acho a IA muito interessante e acredito que ela vai transformar o mundo,” disse ele, em um trecho da entrevista que viralizou recentemente. “Ao mesmo tempo, eu detesto o ciclo de hype a ponto de não querer me envolver.”
“Então, minha abordagem em relação à IA é basicamente ignorá-la,” continuou, “porque penso que a indústria de tecnologia em torno da IA está em uma situação muito ruim, sendo 90% marketing e 10% realidade.”
Essas palavras não passarão despercebidas por alguns setores da indústria, já que a maioria dos data centers funciona com Linux.
Segundo Torvalds, o melhor da IA ainda está por vir, e os próximos anos serão um verdadeiro teste.
“Em cinco anos, as coisas vão mudar, e então veremos onde a IA está sendo realmente utilizada para trabalhos reais, em vez de apenas o ChatGPT,” disse, antes de fazer um comentário sobre o chatbot.
Torvalds não parece muito convencido pelos modelos de linguagem atuais, como o da OpenAI, dizendo com um sorriso irônico e coçando a testa: “É ótimo para, digamos, demonstrações.”
“Obviamente, está sendo utilizado… em diversas áreas,” ele adicionou. “Mas eu realmente detesto o ciclo de hype.”
Apesar dos bilhões investidos em IA – que tem transformado vários setores com a promessa de ser confiável e revolucionária – ainda não se definiu um caminho claro para torná-la lucrativa.
Não ajuda que alguns dos modelos mais conhecidos ainda sejam vulneráveis a falhas, como os frequentes “delírios” das IAs, que afetam desde chatbots até ferramentas como a Busca do Google com IA integrada.
Veja mais sobre tecnologia!