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The Game Awards deveria ser levado um pouco menos a sério?

Nos últimos dias, como sempre, várias discussões começaram sobre o The Game Awards, mas de forma mais geral sobre qualquer evento de premiação. Pesquisando a internet vimos vários posicionamentos tomados, como o fato de que um evento de premiação para 2024 deve ser realizado após o final do ano, para evitar a exclusão de jogos que cheguem nos últimos meses.

Fala-se também que remakes, remasterizações e DLC’s – ao contrário do que decidiu o organizador – não deveriam poder vencer o GOTY, mas deveriam ter categorias próprias. Afirma-se ainda que prêmios como “o jogo mais esperado” (e GTA 6 já ganhou tal prêmio ) não fazem qualquer sentido, porque nada mais são do que um concurso de popularidade, entre os leitores ou entre a imprensa.

Para cada problema específico você pode ter sua própria opinião, mas a verdade final é uma só: esse tipo de evento é levado um pouco a sério demais por todos. Os organizadores – não queremos ser demasiado cínicos – podem facilmente ser movidos pela paixão pelo meio, mas no final ainda têm de dar espectáculo e ganhar dinheiro, por isso não podemos esperar que digam que os prêmios não são nada importantes.

O público, porém, deve abordar tudo com calma e até uma pitada de desinteresse, pois no final uma cerimônia de premiação como o The Game Awards nada mais será do que uma consequência daquilo que há de mais famoso e que, em média, tem atraído comentários positivos.

Não porque estes eventos sejam organizados por pessoas vendidas que são pagas ou porque existam simpatias subjacentes, mas pela forma como são organizados. Os vencedores são eleitos somando os votos da imprensa mundial, mas como é que a imprensa dá os seus votos? Não podemos saber como são geridos os vários títulos, obviamente, mas na realidade pouco importa, porque há sempre um único problema subjacente: não é possível jogar tudo.

Não é uma questão de objetividade ou subjetividade, mas simplesmente a maioria das pessoas votará no que jogaram, o que será apenas um fragmento do total. Muitos não terão jogado um único jogo indicado em determinadas categorias, ou terão jogado um único título que não consideram digno do prêmio, então votarão mais com base em boatos. O resultado final é uma mistura de votações pouco fundamentadas, até porque é profundamente impessoal e o voto de uma só pessoa será perdido no meio da equipe editorial que por sua vez se perderá no meio de todas as votações finais.

O resultado, entre outras coisas, é que jogos de qualidade ainda vencerão, até porque um jogo terrível simplesmente não é mencionado. Alguns concordarão, outros discordarão dos resultados, mas é preciso lembrar que no final das contas a premiação serve apenas para celebrar o setor. A vitória de um ou de outro tem valor muito limitado.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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