Xbox

Shuhei Yoshida deixa a Sony PlayStation após 31 anos de carreira

Shuhei Yoshida, uma das figuras-chave do lançamento do primeiro PlayStation e, em geral, do sucesso da marca em todos esses anos, anunciou que deixará a Sony após mais de 30 anos de carreira. A confirmação veio através de um podcast compartilhado pelo PlayStation Blog, onde Yoshida anunciou sua aposentadoria, marcada para 15 de janeiro.

Vou deixar a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025… é como anunciar o lançamento de um novo jogo, o que não faço há muito tempo”, disse Yoshida, rindo. “Estou na PlayStation desde o início e este é o meu 31º ano na empresa. E quando completei 30 anos de carreira, pensei: ‘Talvez seja hora de seguir em frente’”. adoro o PS5, adoro os jogos que saem nesta plataforma e temos novas gerações de executivos que respeito e admiro.

Yoshida juntou-se ao projeto PlayStation em 1993, um ano antes do lançamento do console original. Ao longo dos anos ocupou vários cargos de grande importância dentro da empresa, nomeadamente como presidente da SIE Worldwide Studios (agora denominada PlayStation Studios) de 2008 a 2019.

Atualmente é o Head of Indies Initiative, que tem a tarefa de descobrir e apoiar projetos independentes de grande potencial criados por equipes externas. No podcast, Yoshida chamou isso de “um emprego dos sonhos”, pois sempre foi apaixonado pelos jogos independente. Tanto é verdade que uma de suas melhores lembranças na Sony foi quando Journey ganhou vários prêmios de Jogo do Ano, incluindo o Game Developers Choice Award.

“Um momento que ficou na minha memória como algo realmente especial foi quando Journey recebeu o prêmio de Jogo do Ano ”, disse ele. “Journey foi distribuído pela PlayStation Network. Era um jogo pequeno, disponível apenas digitalmente. Você poderia terminá-lo em cerca de três horas.”

“Mas aquele jogo… ganhou o jogo do ano contra todos esses títulos AAA, acho que pela primeira vez na indústria… a autora Jenova Chen fez um discurso no encontro e falou sobre uma carta recebida de uma garota que perdeu o pai e conseguiu seguir em frente em sua vida. Todo o público se levantou e toda a sala se encheu de felicidade e desse sentimento incrível que esse joguinho poderia ter um impacto tão grande na vida das pessoas.”

No momento, Yoshida não revelou exatamente o que fará no futuro, mas através de uma postagem no X ele confirmou que gostaria de continuar trabalhando na indústria de jogos. Resta desejar-lhe boa sorte na sua próxima aventura no setor.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *