Hardware sempre foi um ponto sensível para a Microsoft. Embora o Xbox original tenha sido lançado com números surpreendentes, e o Xbox 360 tenha ido pescoço a pescoço contra o PS3, a Microsoft parece que aumentou sua sede por jogos e quer mais e mais.
Normalmente, empresas como Sony, Nintendo e Microsoft lançarão seus consoles com prejuízo e compensarão isso por meio de jogos, assinaturas, serviços, etc. Com o tempo, Sony e Nintendo venderão seus consoles com lucro.
Essas tendências, coletivamente envolvidas no objetivo constante de lucros e crescimento, fizeram com que a gerência do Xbox quebrasse a exclusividade de jogos e lançasse jogos first-party em plataformas third-party como Nintendo e PlayStation. O objetivo é maximizar os lucros e, mas isso não quer dizer que os consoles próprios serão esquecidos.
Não apenas consoles como o Xbox Series X — e até mesmo o modelo S mais barato — foram vendidos com prejuízo, mas a Microsoft canibalizou seu próprio suprimento de consoles em 2020 e depois para preencher seus bancos de servidores do Project xCloud (Xbox Game Streaming), que são alimentados por hardware Xbox real. Essa decisão em um ponto crítico em que a COVID-19 já estava restringindo a produção reduziu o suprimento total para os consumidores, o que reduziu as vendas e permitiu que os concorrentes conquistassem usuários em potencial, ao mesmo tempo em que reduziu ainda mais a posição da Microsoft na corrida de consoles do Big 3.
E uma parcela significativa das receitas trimestrais do Xbox vem de software e serviços — isso era alto antes, mas a proporção é ainda maior agora que as receitas da ABK estão incluídas.
No entanto, a Microsoft assumiu compromissos públicos de fabricar novos consoles. A presidente de jogos do Xbox, Sarah Bond, já confirmou que o próximo console Xbox proporcionará o maior salto técnico na história dos consoles, e agora temos mais comentários do CEO da Microsoft, Satya Nadella, sobre o hardware do Xbox.
Em uma recente sessão de perguntas e respostas anual com acionistas, Nadella descreve suas esperanças para o Xbox e como ele aspira que a divisão de jogos utilize todos os principais serviços e pontos fortes da Microsoft, incluindo nuvem e IA.
A responsabilidade é toda de Nadella e do Conselho de Administração, então, se o CEO está dizendo, o hardware do Xbox veio para ficar.
“Mais importante, eu acho, a longo prazo, como empresa, podemos trazer o melhor da inovação em IA, inovação em nuvem, inovação em console, inovação em PC para criar os melhores jogos que podem ser apreciados por jogadores em todos os lugares”, disse Satya Nadella durante a ligação.