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Xbox oferecerá ‘em breve’ um catálogo de jogos usando IA generativa Muse

Na semana passada, o Xbox revelou o Muse, um modelo de inteligência artificial generativa que a marca verde planeja usar para reviver jogos antigos e acelerar o processo de criação de novas ideias. Após os discursos de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, sobre esta nova solução tecnológica, foi Satya Nadella, CEO da Microsoft, que falou sobre o Muse.

Em entrevista a Dwarkesh Patel, Satya Nadella confirmou que o Xbox terá “um catálogo de jogos em breve” que usarão esses modelos. No entanto, não foi especificado se serão jogos novos, clássicos atualizados ou uma mistura dos dois.

“Em breve teremos um catálogo de jogos que começarão a usar esses modelos, ou treinaremos esses modelos para gerar jogos e então começaremos a jogá-los.”

Para Satya Nadella, usar o Muse pela primeira vez foi como “a primeira vez que vimos o ChatGPT fazer frases ou o Dall-E desenhar”. Dada a evolução exponencial desses outros modelos, suspeita-se que Satya Nadella espera que o Muse experimente avanços importantes semelhantes.

“Na verdade, quando Phil Spencer me mostrou pela primeira vez, ele tinha um controle do Xbox e este modelo pegava a entrada e gerava a saída com base na entrada. E isso se encaixou no jogo. Para mim, esse é um grande momento “uau”. É um pouco como a primeira vez que vimos ChatGPT formar frases, ou Dall-E desenhar, ou Sora. Este é um desses momentos.”

O Xbox acredita que há espaço para a criação de jogos tradicionais, ao mesmo tempo em que integra tecnologias de IA generativa como um complemento ao trabalho criativo. Com isso em mente, os líderes criativos do Xbox foram capacitados para decidir como usar IA generativa em seus projetos. Não haverá uma solução única que se aplique a todos os jogos ou projetos, e a abordagem será definida de acordo com a visão criativa e os objetivos de cada equipe.

Musa, o que é isso?

De acordo com o Xbox, o Muse se destaca por sua capacidade de entender o mundo 3D de um jogo em detalhes, incluindo a física do jogo e como ele reage às ações do jogador por meio do controle. Isso permite que o modelo gere uma jogabilidade diversa e consistente, totalmente renderizada por IA.

O objetivo inicial da Microsoft era entender como a IA generativa poderia ser usada para proporcionar novas experiências aos jogadores. A equipe consultou 27 criadores de jogos ao redor do mundo, desde estúdios independentes até grandes empresas AAA, para garantir que a pesquisa fosse moldada pelas necessidades reais dos desenvolvedores. Uma das ambições desta pesquisa é permitir que os desenvolvedores de jogos ultrapassem os limites de sua criatividade, fornecendo ferramentas de IA que facilitem a rápida prototipagem de novas ideias.

O Muse também tem grande potencial para reviver jogos clássicos vinculados a hardware antigo, que muitas vezes se tornaram difíceis ou impossíveis de jogar em plataformas modernas. A ideia é otimizar esses jogos antigos, permitindo que os jogadores os experimentem em qualquer dispositivo.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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