Nem é preciso dizer que, quando as avaliações públicas foram abertas no Metacritic, Assassin’s Creed Shadows foi bombardeado com críticas negativas, elevando a classificação média para 5,8 (no momento da redação deste artigo). O jogo recebeu muitos 1s e 0s, provavelmente devido à forte polarização política causada pela escolha de incluir um protagonista negro.
Por outro lado, o título da Ubisoft está recebendo excelentes críticas no Steam. A diferença, neste caso, é que no Steam você precisa ter o jogo para escrever uma análise, enquanto no Metacritic as notas públicas são abertas a todos.
Como você pode facilmente imaginar, as críticas negativas no Metacritic refletem os temas de uma determinada agenda política. Por exemplo, o usuário Mus567 escreve (os erros são dele, incluindo as vírgulas faltando): “O jogo que não respeita uma nação não deve ser apoiado e quando vejo esses pensamentos (ele escreveu pensamentos em vez de coisas) fico bravo porque eles fizeram a mesma coisa no último jogo, tornando metade das pessoas de Bagdá negras, o que é estranho porque eu nunca vi negros em Bagdá em toda a minha vida. A revolta de Zanj foi em Basra.”
Até mesmo o usuário Diamondtdo98, que deu nota 1 ao jogo, aponta a falta de precisão histórica em Assassin’s Creed Shadows, acrescentando a presença de histórias de amor gay (que, lembramos, são opcionais). O usuário Leesan fez o mesmo, dando nota 2 ao jogo e chamando-o de “Gay ****” e imprecisão histórica. Há até quem negue a existência de homossexuais no Japão feudal. Obviamente não podemos relatar todas as análises, mas achamos que elas devem ser suficientes para termos uma ideia do nível de críticas feitas ao trabalho da Ubisoft.
Por outro lado, aqueles que realmente possuem o jogo e o estão jogando acham que ele é bem feito. No momento em que este artigo foi escrito, Assassin’s Creed Shadows tinha mais de 7.000 avaliações no Steam, 81% das quais eram positivas, para uma classificação geral de “Muito Positiva”, embora os fóruns do jogo continuem lotados de ataques de guerra cultural à Ubisoft . Vale ressaltar que você também pode postar nos fóruns sem possuir o jogo, que já ultrapassou dois milhões de jogadores, se saindo melhor que Assassin’s Creed Odyssey e Assassin’s Creed Origins no lançamento.