Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Worldwide Studios e figura histórica do PlayStation, sugeriu que no futuro a Sony deveria mudar sua “maneira de pensar” e se concentrar menos no poder gráfico bruto e mais em tornar a experiência única para seus jogadores.
Yoshida explicou que esse aspecto tem sido fundamental na estratégia da empresa e que, embora ainda deva ter algum peso, é preciso focar em outros aspectos, considerando que a indústria chegou a custos de desenvolvimento insustentáveis, justamente pela corrida pelo console mais potente e pelos jogos mais avançados graficamente possíveis.
“Até agora, o DNA do PlayStation tem sido movido por valores como ‘gráficos de ponta’, que continuaram desde os dias de Kutaragi-san. Os usuários também esperam isso dos jogos do PlayStation”, disse Yoshida em uma entrevista ao AV Watch.
“No entanto, é hora de reconsiderar esse aspecto. Claro, acredito que é necessário fornecer o melhor (em termos de qualidade gráfica) para aqueles que o desejam. Mas para continuar a ser apreciado pelos usuários em um sentido amplo, devemos, é claro, mudar nossa maneira de pensar.
Shawn Layden, ex-CEO da PlayStatio , é da mesma opinião, declarando que um feitiço focado em lançar consoles cada vez mais potentes não pode mais funcionar, pois não é um aspecto que interessa ao público atual.