Xbox

Um recurso do próximo Xbox pode prejudicar a Sony ao atrair 908 milhões de usuários de PC que vivem de pura nostalgia com jogos da geração antiga

O Xbox tem feito grandes movimentos ultimamente, adquirindo estúdios e pressionando pela erradicação completa da exclusividade de plataforma, garantindo que seus jogos estejam disponíveis em todas as plataformas desde o primeiro dia.

Isso também foi acompanhado por grandes melhorias na qualidade de vida, bem como adições ao “ecossistema” geral do Xbox, com a Microsoft adotando uma abordagem “tudo é um Xbox” – quebrando as barreiras convencionais dos consoles ao incorporar portas de PC e dispositivos de streaming.

De fato, o mercado de jogos para PC está prestes a crescer ainda mais, e a próxima geração de consoles Xbox pode capitalizar isso para deixar o PlayStation para trás prejudicando a Sony. Enquanto o mercado de console está em queda, o de PC está quebrando recordes e a Microsoft parece estar de olho nisso.

O Xbox vem fazendo algumas mudanças em seu aplicativo, com foco claro em lançamentos multiplataforma. Nesse sentido, uma postagem de blog recente foi lançada, com um modelo de uma interface de usuário do Xbox atualizada, que curiosamente incluía uma aba dedicada para jogos do Steam.

Foi mencionado que a interface do usuário estava presente nas versões para dispositivos móveis e móveis do aplicativo, e é muito improvável que seja um erro. Isso foi noticiado por diversos veículos de comunicação, o que resultou na remoção discreta das imagens.

Supondo que o Xbox se esforce para manter esse recurso incluído em seu pacote de software atualizado, isso pode muito bem virar o jogo no PlayStation. Afinal, a comunidade de jogos de PC é enorme e tem acesso a uma ampla gama de exclusivos (incluindo emuladores) que, de outra forma, não estariam disponíveis nos consoles.

De fato, os jogos para PC estão em alta, com quase 907 milhões de jogadores em 2024. Esses dados são cortesia da PC Gamer, que também detalhou os tipos de jogos. Surpreendentemente, os jogadores de PC tendem a jogar títulos mais antigos com mais frequência, com 67% do tempo de jogo alocado para jogos com pelo menos 6 anos de idade.

Considerando tudo isso, isso não é tão surpreendente – afinal, uma grande parte dos jogadores de PC usa builds mais baratas e pode achar melhor jogar títulos mais antigos e menos exigentes. Há também o fato de que nem todos têm tempo para jogar um jogo logo após seu lançamento, muitas vezes optando por promoções ou patches antes de experimentá-lo. A Microsoft tem a retrocompatibilidade do Xbox a seu favor aqui, o que pode atrair jogadores de PC para seus produtos e serviços.

De qualquer forma, ter acesso à enorme biblioteca de jogos do Steam é certamente um ponto de venda definitivo para o Xbox, e algo que o PlayStation precisa abordar.

O Xbox tem realmente feito grandes progressos no sentido de portar jogos originais do Xbox e Xbox 360 para plataformas modernas, indo além – lançando o que é essencialmente uma versão remasterizada do jogo para sistemas da geração atual.

Isso é bem diferente do PlayStation, que ainda não tem vários jogos do PlayStation 3 (e versões anteriores) na biblioteca do PS5 — provavelmente devido a problemas de portabilidade (graças a diferenças arquitetônicas).

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *