A atual estratégia multiplataforma do Xbox estaria deixando certas editoras e desenvolvedores confusos, tanto que eles não veem mais necessidade de desenvolver versões de seus jogos para Xbox: isso foi dito em um podcast e veículado pela mídia. No entanto, é mais um inverdade.
Em um podcast recente, o cofundador da The Game Business, Christopher Dring, comentou sobre a situação atual do mercado de consoles, e a grande mídia divulgou que editoras estariam boicotando o Xbox por isso. No entando, Dring quis esclarecer a questão:
Aparentemente, uma frase que eu disse no meu podcast foi retomada. Era sobre algumas editoras/desenvolvedoras estarem perplexas com a estratégia do Xbox de lançar jogos no PS5 e questionando por que eles apoiariam o Xbox se não iriam expandir o console. Três coisas para esclarecer:
1. O suporte de terceiros ao Xbox está mais forte do que nunca. Isso pode ser visto nos acordos do Game Pass, nas relações com a Square, Sega etc. Não há nenhuma evidência de que as pessoas estejam abandonando o Xbox (muito pelo contrário).
2. Esta parte do podcast foi realmente para destacar o desafio de transição que o Xbox enfrenta para manter as distribuidoras satisfeitas com o console Xbox, ao mesmo tempo em que impulsiona sua estratégia multiformato. Não acredito nem por um segundo que veremos muitas empresas (se é que alguma) se afastarem do Xbox, apesar do que algumas possam estar reclamando em particular. Toda a estratégia da indústria é multiplataforma.
3. No final das contas, acredito que a estratégia do Xbox é ótima. Só que há um desafio transitório que eles precisam enfrentar. Mas eles conseguem. O Xbox + Game Pass ainda é uma das melhores ofertas que você pode conseguir em videogames.
Apparently a line I said in my podcast has been picked up. It was the one around some publishers/developers being baffled by Xbox’s strategy of putting games on PS5, and questioning why they’d support Xbox if they’re not going to grow the console. Three things to clarify:
1.…
— Christopher Dring (@Chris_Dring) May 9, 2025
Como visto, é mais uma polêmica que descabida que tenta manchar a imagem do Xbox, e esperamos que esta ratificação seja veículada já que a informação incorreta foi amplamente divulgada na internet.