O GTA 6 pode ser lançado a 30 FPS nos consoles devido à complexidade do motor gráfico e às limitações do hardware, decepcionando os fãs que esperavam 60 FPS nos consoles da próxima geração. A análise da Digital Foundry corrobora essa afirmação analisando o trailer gravado no Playstation 5.
A empolgação em torno de Grand Theft Auto 6 é palpável, mas relatos recentes sugerem uma possível ressalva: o jogo pode ter um limite de 30 FPS. Apesar da promessa de detalhes e complexidade incomparáveis, alguns especialistas acreditam que os gráficos exigentes do jogo podem exigir o sacrifício da taxa de quadros, desviando-se do padrão da indústria de 60 FPS.
Dado que o jogo é algo que os analistas acreditam que será o ponto de virada de US$ 100 na indústria,GTA 6 provavelmente não começará com a mesma alarde que merece. Quando o jogo for lançado inicialmente e limitar o FPS a 30, a Rockstar será assediada por muitos fãs com reclamações. Não se deve esperar muito de 60 FPS quando os consumidores desejam que essa taxa de quadros seja a maioria dos lançamentos AA padrão da indústria.
A Digital Foundry analisou a atualização do Grand Theft Auto 5 e apresentaram alguns pontos válidos sobre como isso impacta o GTA 6. Em seu vídeo no YouTube, eles contribuíram para “a pilha de evidências” de que Grand Theft Auto 6 terá 30 FPS no lançamento. Testado em uma “CPU de nível de console”, Grand Theft Auto 5 Enhanced não conseguiu sustentar 60 FPS com ray tracing.
Embora isso seja especulativo, baseia-se na complexidade da engine do GTA e na computação necessária para o mundo do jogo previsto. Essencialmente, a natureza baseada em CPU da engine do GTA é um dos principais motivos pelos quais ela não será capaz de manter 60 FPS o tempo todo. Os jogos do GTA sempre foram lançados a 30 FPS, e a Digital Foundry afirma que isso se deve à física avançada e aos sistemas de IA.
Esta é uma previsão baseada na PS5 e Xbox Series X|S, mas mesmo uma GPU hipotética no Pro não faria grande diferença nesse aspecto. Aqui, a CPU do Pro é a mesma do PS5 básico e, portanto, não seria capaz de lidar com a carga de CPU do jogo a 60 FPS. Qualquer possível aumento na taxa de quadros acima de 30 FPS, portanto, provavelmente exigiria métodos extremos de otimização para ser alcançado.
Vale ressaltar que a Digital Foundry não está considerando 60 FPS como uma possibilidade, mas a empresa está bastante convencida de que isso exigiria um milagre tecnológico, já que não é uma expectativa razoável para o lançamento dos consoles. No caso do PC, dependeria do hardware do jogador, e GTA sempre sai tarde para PC, então pode estar ainda melhor otimizado a essa altura.
Apesar do hype em torno de seu mundo intrincado, o potencial lançamento de GTA 6 a 30 FPS nos consoles está causando debates. As limitações técnicas do motor e do hardware atual sugerem que 60 FPS pode ser um sonho distante, destacando a luta contínua da indústria para entregar consistentemente taxas de quadros mais altas em cenários complexos jogos de mundo aberto.