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O futuro do Xbox está começando a parecer brilhante e promissor novamente, explica Windows Central

O Windows Central, um site que compartilha regularmente informações sobre o funcionamento interno da Microsoft, lançou um artigo sobre o estado atual e o futuro do Xbox — membros escrevem que a equipe de Phil Spencer se recuperou de falhas graves e começou a fortalecer com confiança sua posição na indústria devido à transição para uma estratégia multiplataforma, lançamentos de alta qualidade, o sucesso do Xbox Game Pass, maior suporte de editoras japonesas e confirmação de compromisso com o mercado de consoles — o trabalho em um novo Xbox com retrocompatibilidade foi confirmado nesta semana. Observa-se que, pela primeira vez em muito tempo, o Xbox parece confiante e estrategicamente claro. Abaixo está uma tradução deste artigo.

O fracasso do Xbox One efetivamente vendeu uma geração inteira de jogadores à “escravidão digital” do PlayStation, e o Xbox Series X|S perdeu vendas significativamente para o PlayStation 5. Muitos jogadores perderam a confiança na Microsoft, decepcionados com o posicionamento incerto da marca e com a decisão de lançar exclusivos como Forza e Gears of War em plataformas concorrentes. Mas parece que a maré de azar está chegando ao fim.

A marca Xbox nunca mais será a mesma, mas após anos de aquisições, a Microsoft finalmente estabeleceu um fluxo constante de lançamentos — agora lança regularmente jogos diversos e de qualidade, muitas vezes superando outras distribuidoras. Todos os novos lançamentos estão incluídos no Xbox Game Pass, são compatíveis com o uso multiplataforma no PC e no Xbox Series X|S e são salvos na nuvem via Xbox Play Anywhere.

O Xbox Series X continua sendo uma máquina de jogos poderosa, e o acessível Xbox Series S é a maneira mais barata de jogar jogos modernos. O Xbox Game Pass está atualmente em seu melhor momento em termos de lançamentos de qualidade. E, finalmente, a Microsoft confirmou oficialmente o compromisso de longo prazo do Xbox com o mercado de consoles ao anunciar uma parceria expandida com a AMD. As coisas realmente parecem estar mudando para melhor.

Jogos não são apenas um produto. São um hobby para milhões de pessoas, parte de uma comunidade maior. Emoções e lealdade desempenham um papel muito maior aqui do que, digamos, nos serviços corporativos da Microsoft, como o 365 ou o Azure. Quando a empresa decidiu lançar seus jogos para PlayStation sem receber medidas semelhantes da Sony em troca, muitos fãs do Xbox se sentiram traídos. Parecia que as decisões estavam sendo tomadas apenas com base em planilhas do Excel, matando a alegria e o entusiasmo da própria marca.

Houve algumas associações com a saída da Sega do mercado de consoles após o colapso do Dreamcast e iniciativas fracassadas da Microsoft, como o Windows Phone, mas nos últimos meses a divisão de jogos da corporação tem tentado ativamente provar que tais cenários não se repetirão.

Veja você mesmo: este ano, o serviço de assinatura do Xbox Game Pass foi reabastecido com muitos títulos de alto nível, como Clair Obscur: Expedition 33 e DOOM: The Dark Ages. Em breve, podemos esperar Call of Duty: Black Ops 7, The Outer Worlds 2, Ninja Gaiden 4 e muito mais.

O Xbox Games Showcase 2025, realizado em junho, mostrou o quanto os estúdios internos InXile Entertainment e Obsidian Entertainment avançaram, com State of Decay 3, Fable e Gears of War: E-Day em desenvolvimento. E as parcerias com editoras terceirizadas estão se fortalecendo, com até mesmo a Square Enix e outras editoras japonesas apoiando cada vez mais os consoles e serviços Xbox.

Um ponto de virada importante foi a confirmação dos designs da próxima geração do Xbox. A Microsoft declarou oficialmente que os futuros dispositivos da linha serão retrocompatíveis, o que significa que os fãs não perderão suas bibliotecas de jogos.

O anúncio também refuta rumores de que os futuros dispositivos Xbox serão inteiramente desenvolvidos por terceiros, após a chegada do Xbox ROG Ally, da ASUS. Ao mesmo tempo, isso não significa que o novo Xbox não será integrado ao Windows 11 — pelo contrário, a Microsoft sugere suporte ao Steam e outras lojas de PC em futuros consoles, o que abrirá uma série de possibilidades completamente novas.

Agora estamos vendo uma experiência digital unificada construída em todo o ecossistema da Microsoft, desde o Xbox Cloud Gaming e PCs de marca até consoles tradicionais e o próprio Windows, apoiada por uma forte linha de jogos.

O novo caminho não será fácil, mas pela primeira vez em muito tempo, parece que o Xbox tem um propósito e uma direção claros novamente – e parece brilhante e promissor.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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