Xbox

A Microsoft precisa entregar a Steam Machine que a Valve nunca conseguiu

A Microsoft está em uma posição única para realizar o que a Valve não conseguiu com suas Steam Machines. Na época, a Valve tentou criar uma plataforma de console com base no SteamOS, visando estimular desenvolvedores a portar jogos para Linux, mas falhou por conta da fragmentação do hardware e adoção limitada do sistema.

Com o ecossistema Xbox se expandindo para Windows, dispositivos portáteis (como o ROG Xbox Ally) e integração de lojas de jogos de terceiros no app Xbox, a Microsoft está montando uma espécie de equivalente moderno ao que a Valve idealizou, mas com infraestrutura pronta e familiaridade já baixa barreira de adoção.

Alguns pontos que estão a favor da Microsoft:

  • Portátil baseado em Windows: Com portabilidade e suporte a jogos via Windows.
  • Centralização de lojas: Capacidade de adicionar jogos do Steam via app Xbox.
  • Back‑end consolidado: Uso das tecnologias do Windows, evitando os complicados ports Linux.

Por que isso pode dar certo onde a Valve falhou:

  • Desenvolvedores já vendem para Windows – não há necessidade de portar jogos para sistemas diferentes.
  • Ecossistema robusto – a Microsoft centraliza loja, assinatura (Game Pass) e hardware sem exigir esforço adicional de terceiros.
  • Menor risco de fragmentação – diferentemente do cenário Valve/Linux, o Windows já domina como plataforma de jogos.

Conclusão: um “Steam Machine” reinventado

A Microsoft pode finalmente entregar a visão da “Steam Machine” — um console pessoal flexível e integrado às PCs — mas de uma forma mais viável e menos fragmentada, utilizando o poder do Windows, Game Pass e acordos com parceiros de hardware.

Se a Microsoft fizer isso funcionar, jogadores terão no Xbox uma plataforma universal, capaz de rodar jogos do Xbox, Steam e outros serviços no mesmo aparelho, com impacto significativo na forma como jogamos.

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

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