Os preços dos videogames estão subindo, mas Shuhei Yoshida, ex-chefe do PlayStation, não vê isso como algo crítico, como ele mesmo afirma em uma entrevista. Para ele, os jogos ainda são notavelmente baratos em comparação com outras formas de entretenimento.
Sobre o que foi a entrevista? Em uma entrevista com Kit e Krysta via YouTube, os dois ex-funcionários da Nintendo conversaram com o ex-chefe da PlayStation, Shuhei Yoshida, sobre o que “a PlayStation realmente pensa sobre a Nintendo”.
Durante o evento, Shuhei Yoshida também comentou sobre a discussão atual sobre jogos que agora custam 80 euros ou mais. Ele se refere ao título Mario Kart World, que é um título de lançamento para o Switch 2 e custa 79,99 euros na versão digital e 89,99 euros na versão em cartucho. Outras editoras, como a Microsoft, com The Outer Worlds 2, também seguiriam o exemplo com os preços.
Na sua perspectiva, os jogos ainda são “notavelmente acessíveis” em comparação com outras mídias. Ele se refere aos desenvolvimentos atuais, mas também ao valor dos jogos em si.
Por que Yoshida tem essa opinião? O ex-chefe da PlayStation acredita que cada jogo tem um valor diferente para seus jogadores e que nem todo jogo precisa custar 70 ou 80 dólares americanos ou euros (R$ 400,00 na nossa realidade), pois cada jogo é diferente:
Se você olhar para o valor de entretenimento de um bom videogame, como Mario Kart 8, muitas pessoas jogaram por horas com apenas uma compra, ou talvez algumas pessoas pagaram por pistas adicionais… Realmente depende do jogo, e as pessoas precisam [avaliar] qual jogo fornece o entretenimento que elas querem e ver se faz sentido pagar o preço no primeiro dia, ou se em alguns casos [o] preço cai se você esperar.
Além disso, ele enfatiza que, principalmente em jogos com serviço ao vivo, muitas vezes são cobrados preços muito mais altos por compras no jogo do que os jogadores estão dispostos a pagar se virem valor nisso:
100 dólares americanos para comprar aquele cartão digital colecionável ou similar, algumas pessoas veem o benefício e gastam os 100 dólares americanos… Depende de você se você vê valor nisso ou não.
Yoshida também enfatiza que está ciente do atual peso financeiro que muitas pessoas enfrentam – especialmente devido ao aumento do custo de vida. No entanto, ele considera que, em relação ao tempo de jogo oferecido e em comparação, por exemplo, com o aumento dos preços dos ingressos de cinema devido à inflação, muitos jogos são “notavelmente acessíveis”.