A Microsoft tem sido uma concorrente significativa na indústria de videogames, no segmento de consoles, há muitos anos. Xbox, PlayStation e Nintendo competiam para atrair mais consumidores para seus respectivos ecossistemas. Com novos hardwares e uma série de exclusividades, as três se enfrentaram no mercado pelo seu suado dinheiro. Isso até a Microsoft adotar uma estratégia diferente. Essa estratégia não agradou a todos, com um ex-presidente da Blizzard Entertainment agora criticando o Xbox.
Tenho certeza de que você já conhece as práticas atuais da Microsoft. Os dias de restringir certas franquias praticamente acabaram. Em vez disso, estamos vendo a Microsoft abraçar videogames em múltiplas plataformas. Nem todas as franquias estão em uma plataforma rival. Por exemplo, Halo ainda é uma propriedade intelectual que só pode ser jogada em consoles Xbox, PC ou jogos em nuvem. Não é algo que você possa pegar e aproveitar no PlayStation 5 ou no Nintendo Switch. É claro que ainda não se sabe por quanto tempo isso vai durar.
Ainda assim, embora a Microsoft tenha promovido o Xbox como console e distribuidora em diversas plataformas, ex-executivos da Microsoft encaram a situação com frustração. Um desses ex-executivos é Mike Ybarra, que também foi presidente da Blizzard Entertainment por um tempo.
Difícil ver @Xbox confuso sobre quem é e o que deveria ser.
Ainda tem muita gente boa por aí. Eles precisam descobrir o que precisa mudar… e rápido. Sou um grande fã e sempre vou sangrar verde.Torcendo pelo time da lateral do campo.
Escolha seu caminho e siga nela.
Tough to see @Xbox confused about who it is and what it should be.
Some great people there still. They have to figure out what needs to change …. and fast. I’m a big fan and will always bleed green. Cheering the team on from the sidelines.
Pick your lane and stick to it.
— Mike Ybarra (@Qwik) June 29, 2025
Em entrevista ao X , Mike afirmou que era difícil ver o Xbox confuso sobre o que deveria ser. Embora ele também seja um fã e torça pelo time nos bastidores, Mike sugere que o Xbox escolha um caminho e se mantenha nele. Foi então que outro usuário pediu para esclarecer o que Mike achava que o Xbox deveria fazer.
Para mim, é simples. O Xbox deve se esforçar para ser o maior distribuidor de conteúdo de entretenimento do mundo. Livre-se de todo o resto e concentre-se. Não tenha medo de dizer quem você é. Abrace o caminho.
It’s simple to me. Xbox should strive to be the world’s largest publisher of entertainment content.
Get rid of everything else and get focused. Do not be afraid to say what you are. Embrace the lane.
— Mike Ybarra (@Qwik) June 29, 2025
O ex-presidente da Blizzard Entertainment acredita que o Xbox deveria abandonar seu negócio de hardware. Em vez disso, abraçar a ideia de ser a maior editora de conteúdo de entretenimento do mundo. Sabemos, é claro, que a Microsoft ainda está planejando seu hardware. Não faz muito tempo que um acordo da AMD com a Microsoft foi revelado para ajudar a pavimentar o caminho para o hardware do futuro. É claro que como será esse hardware do futuro e o que atrairá os jogadores é um mistério.