Como esperado, o Xbox foi atingido por demissões generalizadas hoje, com alguns veículos de comunicação alegando que até 9.000 funcionários de diversos departamentos da Microsoft como um todo. Entre esses está a Rare, com novas informações sugerindo que seu projeto de longa data, Everwild, foi cancelado.
É o que afirma uma nova reportagem da VGC, enquanto a poeira das notícias sobre demissões continua a baixar. A reportagem afirma que pessoas próximas ao projeto revelaram que pessoas que trabalhavam em Everwild na Rare foram informadas de que o jogo não será mais desenvolvido como parte das notícias sobre demissões. Everwild foi anunciado em 2019 e está em desenvolvimento no estúdio de propriedade do Xbox há mais de uma década. Jason Schreir, da Bloomberg, também informou que Everwild foi cancelado devido às demissões de hoje.
Embora as atualizações sobre o desenvolvimento de Everwild tenham sido escassas — não recebemos nada oficial desde 2020 —, o chefe do Xbox, Phil Spencer, continuou a garantir aos que perguntavam que tudo estava bem com o projeto. Ainda neste ano, Spencer observou que o jogo ainda estava em progresso, apesar de não ter sido exibido em vários showcases do Xbox.
BREAKING: As part of today’s cuts, Xbox has canceled the troubled Rare game Everwild, according to people familiar. News on the job cuts is coming in drips — not sure why Xbox didn’t announce it all at once — but I’ll report what I can as I confirm it.
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) July 2, 2025 at 11:04 AM
Em 2021, houve vários relatos afirmando que o desenvolvimento de Everwild havia sido reiniciado do zero. No entanto, sem negar categoricamente, Matt Booty, do Xbox, afirmou que os relatos de que o desenvolvimento havia sido completamente reiniciado eram “um pouco extremos”. Aparentemente, o retrocesso no que a Rare havia criado até então se deveu à incapacidade da equipe de Everwild de definir uma direção clara para o jogo. Booty também observou em 2021 que o Xbox e a Rare não queriam mostrar mais nada aos jogadores até que tivessem algo especial para apresentar.
Infelizmente para Everwild, depois de quase uma década de silêncio sobre seu desenvolvimento, seu nome mal foi mencionado quando se discutiu o que poderia aparecer durante o evento de verão do Xbox no mês passado.