Há dois anos, passamos muito tempo cobrindo a aquisição da Activision Blizzard aqui no Windows Club. Parecia que algo novo acontecia todos os dias, especialmente quando começou a ser contestado de vários ângulos.
A FTC foi a grande responsável. Nos EUA, a Comissão Federal de Comércio (FTC) confirmou que analisaria a aquisição da empresa pelo Xbox em fevereiro de 2022, mas foi somente em dezembro que a FTC entrou com uma ação judicial para tentar bloqueá-la — uma decisão que causou todo tipo de turbulência na Microsoft e na Activision Blizzard.
Pouco mais de seis meses depois, porém, o Xbox essencialmente venceu a batalha — um juiz negou o pedido da FTC de liminar sobre a aquisição, o que significa que ela não poderia ser impedida de ser realizada nos Estados Unidos. Isso ocorreu em 11 de julho de 2023 — então já se passaram quase exatamente dois anos desde essa data.
Não importa o que você pense sobre a aquisição da Activision Blizzard e se isso foi algo bom para o Xbox ou não, este parece ser o momento decisivo em que não apenas a aquisição foi definida, mas o futuro da marca mudaria para sempre.
Não que soubéssemos disso completamente na época. Havia outros obstáculos a serem superados primeiro – o maior deles sendo a CMA do Reino Unido, que demorou um pouco mais para aprovar a compra – e talvez alguns de nós também fôssemos um pouco ingênuos quanto à real escala dessa aquisição. A compra da Bethesda em 2020 foi enorme, mas não pareceu coincidir com uma mudança notável de estratégia. A aquisição da Activision Blizzard, no entanto, pareceu desencadear uma mudança de prioridades tanto no Xbox quanto na Microsoft.
Dois anos depois, vimos vários jogos da Activision Blizzard chegarem ao Xbox Game Pass, títulos como Call of Duty: Black Ops 6 e Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 lançados como títulos first-party, e há um enorme cronograma de lançamentos previsto para os próximos anos. Ainda é cedo para essa aquisição e ainda não se sabe se foi uma compra “bem-sucedida” para a Microsoft ou não, mas, ao nos prepararmos para o 25º aniversário do Xbox no próximo ano, ele certamente figurará entre os momentos mais marcantes da história da marca até agora.