Nas últimas semanas, e na esteira do ROG Xbox Ally, houve muita especulação sobre o futuro do hardware do Xbox e para onde a Microsoft está levando as coisas — e, nos últimos dias, o pessoal da Digital Foundry se pronunciou sobre os procedimentos. A equipe da DF acredita que o Xbox ainda leva o hardware a sério, mas que ele passará por “grandes mudanças” na próxima geração.
Apresentamos a longa discussão deles acima para você conferir, onde Richard, John e Oliver levantam uma série de pontos interessantes relacionados ao hardware do Xbox. Oliver fala sobre como eles acreditam que o Xbox se tornará mais parecido com o Windows Surface — onde vários fabricantes produzem “videogames” Xbox em vez de um console de próxima geração definido.
“Vemos isso no espaço do Windows com dispositivos Surface, onde a Microsoft participa do ecossistema do Windows, mas eles não são necessariamente os únicos participantes desse ecossistema – eles são um dos muitos participantes do ecossistema.
O Xbox, tradicionalmente com as últimas quatro gerações de hardware, tem sido uma visão bastante forte. Aqui está um Xbox Series X, vamos dar suporte a ele por uma geração, ele tem um sistema operacional de console, tem jogos exclusivos […] ele vai competir de igual para igual com o PlayStation com preços competitivos… isso não é isso, ou pelo menos até certo ponto não é isso — em aspectos significativos, não é essa visão.”
John concorda amplamente com esse sentimento, acrescentando que dispositivos semelhantes ao Windows parecem ser “o único caminho a seguir neste momento” — após o anúncio do ROG Xbox Ally e tudo o mais que aconteceu com a Microsoft nos últimos um ou dois anos. John acredita que “não há realmente nenhum motivo para os consumidores adotarem” um console tradicional da Microsoft, já que ela começa a vender sua visão de “Xbox em qualquer lugar” para jogadores em praticamente qualquer dispositivo.
De qualquer forma, achamos que esta é uma discussão bastante interessante e, embora a Microsoft seja a única que realmente conhece seus planos para a próxima geração, achamos que o DF apresenta alguns pontos muito lógicos e válidos aqui. O hardware do Xbox está de fato se mantendo, mas está claro que a próxima geração será muito diferente em termos de como um ciclo tradicional de consoles se desenrola.