De acordo com o jornalista Jez Corden, Fallout 5 recebeu sinal verde da Microsoft, que realocou recursos anteriormente alocados ao recentemente cancelado Blackbird para o desenvolvimento do novo capítulo da série.
Corden afirma que “era uma questão de escolher entre investir muito dinheiro para levar a Blackbird a um nível em que pudesse competir com os maiores nomes do mercado ou usar esses mesmos recursos para fazer Fallout 5“, e colocada nesses termos a questão faz todo o sentido.
É importante considerar que MMOs são notoriamente caros e difíceis de comercializar, especialmente em um mercado já dominado por produções consagradas como World of Warcraft e o próprio The Elder Scrolls Online. Portanto, é melhor focar em uma propriedade intelectual já consolidada.
Fallout 5 ou Fallout 3 Remastered? Há relatos de que vários títulos estão em desenvolvimento, um dos quais é muito aguardado, segundo uma reportagem. Então, o desenvolvimento de Fallout 5 começou oficialmente, mas de qualquer forma, estamos falando de um projeto que não verá a luz do dia por alguns anos, enquanto uma remasterização de Fallout 3 já estaria em andamento para lucrar com o sucesso da série de TV.
Jez Corden deixou claro que ainda não tem informações suficientes para dedicar um artigo inteiro ao Fallout 5, então suas revelações devem ser vistas com cautela, mas a espera pela segunda temporada da série de TV Fallout ajudou a alimentar a empolgação dos fãs antigos e novos.
Quanto ao cancelamento de Blackbird, como já mencionado era um projeto iniciado em 2018, que utilizava um novo motor gráfico e teria marcado a estreia de uma nova propriedade intelectual com cenário de ficção científica.