Descenders Next foi lançado em modo shadowdrop e agora está disponível para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate. Esta adição surpresa marca o 13º novo título a chegar ao serviço de assinatura da Microsoft em julho de 2025, bem como o 91º lançamento do Xbox Game Pass desde a virada do ano.
Desenvolvido pelo estúdio holandês RageSquid, Descenders Next é uma sequência do jogo de mountain bike downhill Descenders, de 2019. O jogo apresenta dois esportes — snowboard e mountainboard — e a RageSquid já havia confirmado planos para adicionar mais. Originalmente programado para ser lançado em 9 de abril, Descenders Next sofreu um atraso de última hora , que foi por tempo indeterminado e, portanto, ficou sem data de lançamento.
Descenders Next just got surprise released on Xbox Game Pass as a Day One title.https://t.co/LCOtJ66aJ7 pic.twitter.com/jwBFKE11g5
— Klobrille (@klobrille) July 21, 2025
Três meses e meio depois, a versão de acesso antecipado do jogo foi lançada em diversas de suas plataformas de destino, como PC e as duas últimas gerações de consoles Xbox. Conforme prometido originalmente, o título de esportes radicais também estreou como um lançamento no Xbox Game Pass. Descenders Next agora está disponível na versão Ultimate do serviço da Microsoft, bem como no PC Game Pass. Ele também conta com suporte para Xbox Cloud Gaming.
Por ser um lançamento no primeiro dia, Descenders Next não está disponível no Xbox Game Pass Standard. Desde que essa camada acessível foi lançada em setembro de 2024, ela costuma ficar pelo menos seis meses atrás do Xbox Game Pass Ultimate no recebimento de títulos no primeiro dia, que não são mais classificados como tal quando chegam. A Microsoft também declarou que os jogos no primeiro dia podem levar até um ano para chegar ao Xbox Game Pass Standard. Com base nesse padrão, Descenders Next pode chegar à biblioteca da camada Standard entre janeiro e julho de 2026.
A RageSquid afirmou anteriormente que Descenders Next permanecerá em acesso antecipado por aproximadamente dois anos. Portanto, há uma chance real de que ele saia do serviço de assinatura da Microsoft antes de sair do acesso antecipado.