A Sony vem sinalizando um novo impulso em direção à abertura ultimamente, e o PlayStation Studios não estará mais limitado aos consoles Sony. De acordo com uma vaga de emprego recente, a empresa quer disponibilizar mais de seus jogos no Steam, na Epic Games Store, na Nintendo, no Xbox e em dispositivos móveis. Esta é uma mudança importante que parece estar em linha com a estratégia da Microsoft.
A Sony está procurando um Diretor Sênior de Multiplataforma e Gestão de Contas. O anúncio é bem claro e indica que essa posição sênior se reportará ao Vice-Presidente. Essa pessoa será responsável por definir e executar a estratégia comercial global para os jogos do PlayStation Studios em todas as plataformas que não sejam PlayStation, incluindo Steam, Epic, Xbox, Nintendo e dispositivos móveis. Está escrito em preto e branco.
Reportando-se ao Vice-Presidente de Gestão Comercial, você atuará como Diretor Sênior de Multiplataforma e Gestão de Contas. Você desempenhará um papel de liderança no desenvolvimento e execução da estratégia comercial global para os jogos do PlayStation Studios em todas as plataformas digitais além do hardware PlayStation, incluindo Steam, Epic Games Store, Xbox, Nintendo e dispositivos móveis.
Você será responsável por otimizar a lucratividade dos títulos, garantir a coordenação entre diferentes departamentos e liderar uma equipe de alto desempenho focada na expansão multiplataforma, planejamento de negócios de médio prazo e gerenciamento de parceiros de plataforma.
O objetivo? Maximizar a lucratividade, alinhar equipes e impulsionar estratégias de médio prazo, além de gerenciar relacionamentos com parceiros em outras plataformas, incluindo o Xbox.
A posição especifica que a função envolverá liderar e desenvolver uma equipe de gerentes nas áreas de estratégia multiplataforma, gestão de contas, vendas de plataforma e planejamento. Os subordinados diretos devem incluir pelo menos os três perfis a seguir.
A Sony certamente está acompanhando de perto o sucesso da Microsoft, trazendo seus exclusivos do Xbox para PlayStation e Switch (Forza Horizon 5, Pentiment, Sea of Thieves, etc.), com alguns resultados invejáveis. Por exemplo, descobrimos recentemente que Forza Horizon 5 se tornou o jogo mais vendido do ano no PS5 .
Por sua vez, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, já havia expressado a visão de tornar o PlayStation “onipresente no PC, dispositivos móveis e na nuvem” até 2024. Está claro que essa estratégia agora está evoluindo para outros fabricantes de consoles.
Quanto à possibilidade de jogos como God of War ou The Last of Us chegarem ao Xbox, os fãs terão que esperar para ver. Embora a Microsoft tenha mudado completamente de ideia, lançando quase todos os seus próximos jogos para PS5, não está claro se a Sony fará uma mudança tão radical.