À medida que os consumidores começaram a se afastar das mídias físicas, a forma como os jogadores jogam mudou significativamente em um curto espaço de tempo. O exemplo perfeito dessa mudança é o Xbox, que começou a trazer algumas de suas principais franquias first-party, como Gears of War e Forza Horizon, para o PS5 para continuar a aumentar seu público. O Game Pass também foi um fator-chave para levar a marca de jogos da Microsoft para além do seu console. Parece que a Sony está se adaptando à sua concorrente e começará gradualmente a abandonar seu modelo de negócios centrado em hardware em favor de um modelo de negócios de plataforma focado na comunidade e no engajamento.
O vice-presidente da Sony diz que o PlayStation gradualmente mudará para “uma plataforma de negócios que expande a comunidade e aumenta o engajamento”.
Esta novidade foi revelada pelo vice-presidente sênior da Sony, Sadahiko Hayakawa, durante o briefing de resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 da empresa (H/T Genki via X ). Durante o briefing, Hayakawa afirmou que a Sony, em geral, se concentrará em “criação”, o que inclui sua divisão de jogos, além das divisões de música e cinema/TV. Ele também afirmou que essa transição ajudará a melhorar a estabilidade e a lucratividade da empresa.
“No ramo de jogos, estamos nos afastando de um modelo de negócios centrado em hardware para um negócio de plataforma que expande a comunidade e aumenta o engajamento”, diz Hayakawa.
He says overall Sony are making a shift to “creation” as a company, as the 3 segments of games, music and pictures make up 60% of Sony’s total revenue.
For example shifting from output devices like TVs and to creation devices like digital cameras. Also things like music…
— Genki✨ (@Genki_JPN) August 7, 2025
Parece que esse novo foco está começando a ganhar força nos próximos meses. O jogo de tiro em terceira pessoa cooperativo de sucesso do PlayStation, Helldivers 2, chega ao Xbox em 26 de agosto. O CEO da Arrowhead Game Studios, Shams Jorjani, afirma que foi a Sony que pressionou pelo lançamento do jogo na plataforma da Microsoft, dizendo que é “uma das coisas mais legais que eles já fizeram”.
No mesmo dia, Gears of War: Reloaded será lançado para PS5, permitindo que os jogadores de PlayStation finalmente testemunhem o início da luta de Marcus Fenix contra os Locust.