O Xbox Game Pass está sendo alvo de críticas do ex-presidente da Sony Worldwide Studios, Shawn Layden, à medida que a discussão sobre preços de jogos, tendências de mercado e valor para o consumidor atinge o ápice. Recentemente, a Microsoft cancelou vários projetos de jogos, levando o Xbox a ser alvo de novas discussões sobre práticas comerciais de videogames, e Layden não tem nada de positivo a dizer.
Em entrevista ao GamesIndustry.biz , Layden, juntamente com o diretor sênior da Circana, Mat Piscatella, e o chefe de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, discutiram o estado atual da indústria. Layden criticou duramente o modelo de assinatura do Xbox Game Pass, dizendo: “Não sou um grande defensor da ideia de ‘Netflix dos jogos’. Acho que é um perigo.”
O Xbox Game Pass e outros serviços de assinatura de videogames mudaram a forma como os jogos são precificados. Especificamente no que diz respeito ao Game Pass, Layden o comparou ao Spotify e seu impacto na indústria musical, dizendo: “São 15 dólares por mês ou algo assim, mas praticamente ninguém mais compra música.” Layden então disse que pelo menos a indústria musical tem outras fontes de lucro, como grandes turnês de shows, enquanto a indústria de jogos não tem isso.
Em relação ao Game Pass, Layden teme que jogos “gratuitos” no lançamento possam prejudicar a saúde dos desenvolvedores. Ele rapidamente mencionou a expectativa por Grand Theft Auto 6 e como é improvável que ele esteja no Game Pass, e como jogos AAA no serviço colocam em dúvida seu valor para os consumidores , dizendo: “Não dá para desfazer o sinal, né?”
Layden também questiona se a inspiração e a competição saudável de mercado podem continuar com serviços como o Game Pass, afirmando que o desenvolvedor se torna um “escravo assalariado”. Ele argumenta que eles deixam de ser criativos apaixonados para lançar um jogo no Game Pass e torcer para que ele exploda em popularidade.
Além do Xbox Game Pass, Layden também criticou o alto custo do desenvolvimento de jogos e como os grandes orçamentos podem prejudicar novas ideias no mercado. Ele também afirmou que os preços dos jogos deveriam ter aumentado há muito tempo para proporcionar uma mudança gradual no mercado, já que os jogadores estão gastando menos com jogos.
Layden atribui microtransações, pagamento por acesso antecipado, edições de luxo e outras formas de monetização à cobertura dos custos de desenvolvimento e à prevenção do choque de US$ 80. ” Acho que será mais difícil inovar nessa faixa de preço, porque quando se chega a esse tipo de custo – US$ 200 milhões, US$ 250 milhões para fazer um jogo – na maioria dos estúdios, a tolerância ao risco cai para zero”, disse Layden, que espera que US$ 80 sejam reservados para IPs populares e sequências.
O Xbox recentemente reduziu o preço de US$ 80 para The Outer Worlds 2, dando a alguns fãs a esperança de que os preços não subam mais. Mas, dada a instabilidade da indústria, os altos custos de desenvolvimento e a dependência de serviços como o Xbox Game Pass, parece que preço e “valor” continuarão sendo pontos de discórdia nas conversas do setor.