Temos mais uma grande reviravolta na indústria de jogos, com a saída do CEO de longa data da Bungie, Pete Parsons. Parsons anunciou a notícia em um post de blog na quinta-feira, confirmando que, após 23 anos (e atuando como CEO desde 2015), ele está abandonando o estúdio, que desenvolveu alguns dos jogos mais icônicos da história dos jogos de tiro em primeira pessoa, incluindo os títulos originais Halo e Destiny.
“Após mais de duas décadas ajudando a construir este estúdio incrível, estabelecendo a Fundação Bungie e desenvolvendo comunidades inspiradoras em torno do nosso trabalho, decidi passar o bastão“, diz Parsons.
“Esta jornada tem sido a honra de uma vida. Tenho profundo orgulho dos mundos que construímos juntos e dos milhões de jogadores que os chamam de lar – e, acima de tudo, sou privilegiado pela oportunidade de trabalhar ao lado das mentes incríveis da Bungie.”
Assumindo a função de chefe de estúdio está Justin Truman, outro veterano de longa data da Bungie que trabalhou como designer, engenheiro e, mais recentemente, como gerente geral de Destiny 2.
Para esta aquisição, a Sony pretendia aproveitar a experiência de jogos como serviço da Bungie, permitindo que a empresa operasse separadamente como um estúdio multiplataforma ao lado do PlayStation Studios, e não abaixo dele. Desde então, a Bungie entrou em declínio, com a empresa demitindo centenas de funcionários em um esforço para manter sua independência sob os termos de sua aquisição.
A empresa também cancelou um spin-off de Destiny, codinome Payback, enquanto outros funcionários da Bungie que trabalhavam em um novo IP foram transferidos para um pequeno novo estúdio sob o comando da PlayStation chamado TeamLFG. A liderança da Bungie foi amplamente criticada por ex-funcionários da Bungie que deixaram a empresa ou foram cortados por ondas de demissões.
Destiny 2, embora ainda popular, também está em declínio notável, com a história principal do jogo tendo sido encerrada na expansão de 2024, The Final Shape. Desde então, a empresa lançou novos conteúdos, com a adição mais recente, The Edge of Fate, recebendo impressões mistas.
A Bungie pretendia lançar Marathon — seu jogo de tiro em primeira pessoa de extração quase reboot de sua série original Marathon — em setembro deste ano. Após feedback misto a negativo de uma série de testes fechados, bem como um grande escândalo envolvendo obras de arte roubadas encontradas no jogo, Marathon foi adiado.
O tempo dirá o que vem por aí para a renomada desenvolvedora de videogames, mas, seja lá o que acontecer, será com uma nova liderança no topo.