Xbox

Microsoft apresenta o DirectX Advanced Shader Delivery para resolver problemas de compilação de shaders

Na Gamescom 2025, a Microsoft apresentou uma nova tecnologia que pode ser muito importante para jogos de PC: DirectX Advanced Shader Delivery, que é apresentada como uma possível solução para problemas relacionados à compilação de shaders.

A tecnologia está atualmente integrada ao ROG Xbox Ally, mas o plano é eventualmente disponibilizá-la também para PC, embora o momento para plataformas fora do Ally não esteja claro, pois elas representam ambientes muito diferentes.

O conceito é reduzir o tempo de download permitindo que o processo de compilação seja realizado durante a fase de download do jogo por meio de um sistema de pré-carregamento que integra as informações com antecedência, poupando o tempo do processo após a instalação.

Por enquanto, este sistema está planejado para ser compatível com o ROG Xbox Ally, com os dispositivos portáteis da ASUS chegando ao mercado em 16 de outubro, mas a Microsoft pretende expandi-lo para torná-lo disponível no PC de forma mais geral.

Um AgilitySDK dedicado será disponibilizado aos desenvolvedores a partir de setembro, permitindo que todos integrem o Advanced Shader Delivery ao DirectX, então estamos ansiosos para ver como isso se desenvolve.

A tecnologia foi desenvolvida em colaboração entre a Microsoft Xbox e a AMD e deve resolver simultaneamente os longos tempos de espera para compilação de shaders padrão e a interrupção que ocorre ao manipulá-los.

Segundo a Microsoft, a implementação dessa tecnologia leva a uma redução de 85% no tempo de espera no primeiro lançamento (com base em testes no Avowed), o que a empresa diz ser particularmente importante em dispositivos portáteis porque evita o desperdício de bateria durante as fases de preparação e espera dos jogadores.

O processo é baseado em um novo método de coleta de dados de shader e agrupamento deles em um novo formato padronizado chamado State Object Database (SODB).

O sistema depende da separação do compilador de shaders dos drivers gráficos, com os dados do jogo mesclados no SODB com o compilador na nuvem para criar um Banco de Dados de Shaders Pré-compilados (PSDB) , que é distribuído pela Xbox Store junto com o jogo.

Basicamente, quando você inicia um jogo pela primeira vez, ele detecta os shaders necessários já disponíveis no cache do Windows e deve então pular a etapa clássica de compilação no dispositivo individual, com o aplicativo Xbox também integrando as atualizações de driver correspondentes e atualizando o cache de shaders adequadamente.

 

Fonte

Fagner Lopes

CEO Presidente e fundador da Obewise Entertainment Network, escritor, biomédico e amante de jogos eletronicos, mais precisamente DOTA 2. Redator do site e artista na Obewise Radio Network.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios