O ROG Xbox Ally foi a estrela do show da perspectiva do Xbox na Gamescom 2025, e as pessoas o experimentaram pela primeira vez nos últimos dias, com muitas prévias surgindo na internet.
Então, pensamos em parar um pouco e ver o que eles estão dizendo! Você também encontrará muitas coisas sobre isso no YouTube (o vídeo do Cyber Dopamine está abaixo- um particularmente interessante), mas vamos nos concentrar principalmente nas prévias escritas neste artigo.
Aqui estão algumas das últimas prévias do ROG Xbox Ally da Gamescom 2025:
“Está claro que a Microsoft e a Asus pensaram em tudo para o lançamento e, embora seja muito cedo para confirmar definitivamente sua grandeza (o que virá com uma análise completa), elas deixaram uma primeira impressão fantástica.”
“O verdadeiro ponto em que ele precisa impressionar é o desempenho e, felizmente, o Xbox Ally está começando bem. Novamente, o modelo de showroom me impede de acessar o Armory Crate, então não consigo ver se algo como o modo Turbo ou o CPU Boost está ativado. Uma rápida olhada nas configurações do jogo revela um uso moderado do AMD FSR 3, enquanto o jogo [Hogwarts Legacy] roda a 60 fps aparentemente estáveis a 1080p. No entanto, alguns movimentos na minha vassoura causaram algumas falhas na tela. Nada que me distraísse muito, mas o suficiente para considerar ajustes adicionais nas opções de fidelidade do jogo.”
A Asus já tinha um portátil gamer com bases sólidas, mas o envolvimento da Microsoft deu ao ROG Ally X um acabamento extra bem-vindo. Mesmo neste estágio inicial, posso dizer que o formato mais parecido com um controle e os gatilhos de impulso ajudaram a liberar mais da experiência do console da sua TV do que qualquer uma das máquinas Ally originais conseguiu.
Depois de usar tantos portáteis gamers, parece que este não é realmente um avanço em relação a algumas opções lançadas no início deste ano ou mesmo a algumas que chegaram às lojas no ano passado. Os jogos ficaram ótimos e não tive nenhuma instabilidade nos frames, mas não pareceu ser aquele avanço em relação ao Asus ROG Ally X anterior que eu realmente esperava.
“Para mim, o ROG Xbox Ally X pode ser um substituto para o meu Xbox Series X — e é por isso que eu quero tanto um. À medida que uso cada vez mais o Nintendo Switch 2, essa nova possibilidade de console Xbox parece cada vez mais atraente.”
Fiquei impressionado com o desempenho do dispositivo nos testes com Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 e Forza Horizon 5. Ambos tiveram um visual impecável, e Forza em particular se destacou com suas vistas panorâmicas, geralmente adequadas para telas muito maiores, mas havia espaço mais do que suficiente para apreciá-lo de qualquer maneira. Depois de me acostumar, fui absorvido como se estivesse em um console ou PC.
As impressões sobre o ROG Xbox Ally na Gamescom 2025 até agora são, no geral, muito positivas, embora isso não queira dizer que não haja algumas reclamações – o escritor do The Escapist claramente não ficou tão impressionado quanto esperava.
Se resumirmos tudo, parece que há muito o que esperar quando o Xbox Ally chegar em 16 de outubro, tanto em termos do modelo padrão quanto do modelo “X” mais premium.