Da perspectiva de um jogador, não há necessidade do PlayStation 6 ou do Xbox de próxima geração, de acordo com o diretor de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida.
Questionado sobre a próxima geração de consoles e a possibilidade de Final Fantasy XIV ser lançado neles em uma nova entrevista postada no Feed4Gamer, Yoshi-P confirmou que sempre há a possibilidade do jogo ser lançado em novas plataformas, já que seu objetivo é tornar o jogo acessível ao maior número possível de jogadores. Com as plataformas recentes chegando com especificações muito altas, o trabalho da equipe é consideravelmente mais fácil do que no passado, então qualquer lançamento de novo hardware é definitivamente positivo nesse sentido. Da perspectiva de um jogador, no entanto, não há necessidade do PlayStation 6 e do sistema Xbox de próxima geração, acrescentou Yoshi-P. No momento, o diretor de Final Fantasy XIV sente que as pessoas estão felizes com os videogames da geração atual, destacando como o preço do novo hardware provavelmente desempenha um fator nesse sentimento.
Além de falar sobre o PlayStation 6 e o Xbox de próxima geração, Naoki Yoshida também abordou o suporte do PlayStation 4 para Final Fantasy XIV, que continuará pelo maior tempo possível, embora inevitavelmente chegue um momento em que o suporte para o videogame da geração anterior será encerrado, principalmente devido às regulamentações de sistema operacional e hardware do console que limitam os dados, o que já está fazendo com que muitos jogos como Genshin Impact abandonem o suporte para hardware da geração anterior. Até o momento, a Sony Interactive Entertainment aumentou esses limites para Final Fantasy XIV a pedido da equipe, mas já informou aos desenvolvedores que eles estão atingindo seus limites, então o fim do suporte para a versão PlayStation 4 do popular MMORPG pode estar próximo.
Embora muitos possam não sentir a necessidade do PlayStation 6 e do Xbox de próxima geração, como Naoki Yoshida destacou, não há como negar que a próxima geração de consoles promete ser uma das mais interessantes em décadas, já que tanto a Sony quanto a Microsoft parecem estar caminhando em direções diferentes. Enquanto a Microsoft parece estar optando por um design modular que ofereça flexibilidade para competir mais com PCs gamer pré-montados, a Sony supostamente lançará um console tradicional com desempenho de ray tracing até 10 vezes superior ao do PlayStation 5 básico.