O PlayStation 6 e o novo Xbox serão, obviamente, consoles mais potentes que os da geração atual e – de acordo com as últimas especulações e vazamentos – um dos elementos bastante aprimorados será a tecnologia de ray tracing.
LeviathanGamer e o ainda mais famoso Kepler L2, um famoso insider da AMD, dizem isso (lembre-se de que o hardware da AMD é a base dos consoles da Sony e da Microsoft).
De acordo com LeviathanGamer, o PS6 e o Xbox “Next” contarão com múltiplas tecnologias para ray tracing, como Matrix Math, 2x Intersection Testing, cache unificado para LDS/L0, tecnologia Dedicated Stack Management, Traversal HW, Coherency Sorting HW e 3-coordinate decompression Geometry HW.
Comentando sobre esta lista, o leakder Kepler L2 disse que ela terá tudo e mais um pouco, mas que não devemos esperar que os jogos consigam lidar com o ray tracing avançado sem problemas de desempenho: será preciso haver concessões, mesmo na próxima geração, assim como há na atual.
De acordo com a Kepler L2, levará pelo menos 20 anos até que o hardware gamer consiga lidar com o ray tracing sem afetar a resolução e o desempenho. No entanto, indica-se que o PS6 deverá ter um desempenho pelo menos cinco vezes maior (e até dez vezes maior) que o PS5 básico.
Claro, por enquanto são apenas especulações e vazamentos, não informações oficiais, e muita coisa pode mudar nos anos que antecedem a chegada do PS6 e do próximo Xbox, que são de certa forma inúteis para os jogadores, segundo o diretor de Final Fantasy 14.