O reboot de Perfect Dark quase foi salvo do cancelamento pelo Xbox, mas as coisas não deram certo. A indústria de jogos está bastante acirrada ultimamente. Estúdios estão sendo fechados, demissões em massa estão acontecendo e grandes jogos estão sendo cancelados abruptamente. É decepcionante para fãs e criadores, mas especialmente para aqueles que passaram muitos anos trabalhando no jogo ou esperando por ele. Há poucas semanas, o Xbox cancelou vários videogames, fechou estúdios e reduziu a equipe de grandes equipes. Foi uma pílula difícil de engolir, especialmente porque equipes como The Initiative nunca fizeram um jogo. Eles estavam prontos para fazer sua estreia com Perfect Dark, mas foi cancelado.
O reboot de Perfect Dark parecia realmente empolgante e um dos jogos first-party mais promissores do Xbox no horizonte. Infelizmente, o jogo de tiro imersivo foi cancelado. Pouco se sabe sobre o motivo pelo qual o Xbox decidiu que não valia a pena investir mais neste jogo, especialmente após meia década de desenvolvimento, mas é possível que as coisas não estivessem indo bem e o Xbox percebeu que teria que investir mais anos no jogo com pouco retorno. Perfect Dark estava supostamente em um “estado difícil” no passado, mas não está claro se as coisas melhoraram desde então. No entanto, apesar disso, Perfect Dark ainda não estava completamente morto.
Conforme relatado pela Bloomberg , o Embracer Group e a Take-Two Interactive (gigante dos games dona da Rockstar Games e da 2K) quase salvaram Perfect Dark. A Embracer é dona da Crystal Dynamics, que vem desenvolvendo Perfect Dark há algum tempo, e a Take-Two estava aberta a comprar a propriedade da Microsoft para então publicar e financiar o desenvolvimento restante do jogo. No entanto, o acordo fracassou, pois a Embracer e a Take-Two não conseguiram chegar a um acordo sobre quem teria o controle da franquia Perfect Dark após o lançamento do reboot. Como resultado, a Embracer demitiu funcionários da Crystal Dynamics, provavelmente sinalizando que o jogo está realmente morto.
A liderança da The Initiative e da Crystal Dynamics tentou encontrar financiamento para Perfect Dark, mas não está claro se alguém mais estava interessado ou foi capaz de fechar o negócio necessário para levar o jogo até a linha de chegada. É uma notícia bastante trágica e que parece que poderia ter sido evitada com um acordo, mas com a quantidade de dinheiro que provavelmente precisaria ser investida, é compreensível que nenhuma das partes vá abrir mão do controle total da franquia Perfect Dark. Talvez haja outra editora que possa se lançar neste jogo, mas eu aconselho você a não prender a respiração.