A Microsoft está fazendo uma grande mudança para os jogadores de PC, integrando Xbox, Steam e Battle.net em uma única biblioteca. É algo inédito no mercado e que está gerando muitas polêmicas.
Se você for um Xbox Insider, poderá testar a nova biblioteca combinada do Xbox ainda esta semana, e ela será lançada para todos no final de 2025. Ela também chegará aos dispositivos compatíveis com jogos do Xbox, como o Xbox Ally e o Xbox Ally X.
Como explicou a gerente de produtos da plataforma Xbox, Manisha Oza: “Com a biblioteca de jogos agregada, os jogadores podem iniciar convenientemente jogos do Xbox, Game Pass, Battle.net e outras lojas líderes de PC a partir de uma única biblioteca no aplicativo Xbox para PC.
“Esteja você em um PC com Windows ou em um dispositivo portátil, sua biblioteca do Xbox, centenas de títulos do Game Pass e todos os seus jogos instalados nas principais lojas de PC agora estarão ao seu alcance.”
E a Microsoft diz que mais lojas de PC estão por vir. O que está acontecendo aqui é o passo mais recente na reformulação do Windows pela Microsoft para torná-lo melhor, especialmente para jogos portáteis, e para competir com o SteamOS.
É uma iniciativa ousada e muito bem-vinda. Por mais que eu ame meu Steam Deck, adoraria um dispositivo portátil onde pudesse usar minha assinatura do Game Pass, meus jogos de PC comprados e minha biblioteca do Steam ainda mais. Tudo isso sem precisar trocar de aplicativo.
Com a nova biblioteca combinada, os jogos que você instalar de qualquer loja de PC compatível aparecerão automaticamente na seção Minha Biblioteca e na lista de Mais Recentes na barra lateral. No entanto, comentaristas do The Verge sugerem que ainda é um pouco complicado: lojas com seus próprios launchers, como Battle.net e Steam, iniciarão o launcher apropriado em vez de ir diretamente para o jogo.
Se você for um Xbox Insider, poderá experimentar o novo recurso baixando o Xbox Insider Hub no site da Microsoft.
A Microsoft ainda não anunciou seus planos para um lançamento público, mas ele está definitivamente programado para 2025.