De acordo com Michael Pachter, um conhecido analista de mercado, a Sony é uma “empresa ruim” no cenário dos videogames, culpada de “arruinar tudo na indústria” ao não investir adequadamente no futuro dos jogos com sua divisão PlayStation.
Segundo ele, a empresa japonesa ainda está muito presa a um modelo centrado em consoles, enquanto a indústria caminha para soluções baseadas em nuvem, uso de streaming de conteúdo diretamente por uma smart TV e inteligência artificial.
“A Sony é uma empresa terrível. Eles estão arruinando tudo na indústria de videogames”, disse Pachter em um vídeo do Yahoo Finance. “Os jogos estão migrando para o modelo ‘Conectar à TV’, então pense em todos os players que oferecerão conteúdo como filmes na Netflix. Esqueça o modelo de assinatura; em vez disso, imagine o iOS chegando à sua TV. Jogos gratuitos diretamente na sua TV. Quem vai fazer isso acontecer? Provedores de nuvem. Inteligência artificial. Quem está investindo para que isso aconteça está no lugar certo.”
Hoje, o serviço está integrado ao PlayStation Plus Premium e oferece mais de 400 títulos de streaming. Além disso, embora os consoles continuem sendo o núcleo do negócio, a Sony declarou em diversas ocasiões que também está de olho nos mercados de dispositivos móveis, PCs e nuvem para fortalecer o ecossistema da PlayStation Network.
Contudo, a Microsoft está investindo muito mais neste mercado com o Xbox Cloud Gaming e Game Pass.