A Microsoft está se preparando para anunciar uma versão com anúncios do Xbox Cloud Gaming. Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft disseram ao The Verge que a fabricante de software começou a testar jogos com anúncios por streaming interno, permitindo que os funcionários joguem títulos selecionados gratuitamente sem uma assinatura do Game Pass.
Entendo que a versão gratuita com anúncios do Xbox Cloud Gaming incluirá a possibilidade de transmitir alguns jogos que você possui, bem como títulos elegíveis para o Free Play Days, que permitem que os jogadores do Xbox experimentem jogos durante um fim de semana. Você também poderá transmitir jogos do Xbox Retro Classics.
Fontes disseram que os testes internos incluem cerca de dois minutos de anúncios pré-rolagem antes que um jogo seja disponibilizado para streaming gratuito pelo Xbox Cloud Gaming. A Microsoft também está testando um limite de uma hora para sessões, com até cinco horas gratuitas por mês. Esses limites podem mudar quando o serviço for lançado oficialmente.
A versão do Xbox Cloud Gaming, com anúncios, estará disponível para PC, consoles Xbox, dispositivos portáteis e pela internet. A Microsoft planeja testar o streaming gratuito por meio de um beta público em breve, antes de lançá-lo integralmente nos próximos meses.
O teste de streaming gratuito da Microsoft acontece na mesma semana em que a empresa expandiu o acesso do Xbox Cloud Gaming aos seus planos Xbox Game Pass Premium e Essential pela primeira vez, como parte de uma reformulação do Game Pass e um aumento de 100% no preço para assinantes Ultimate no Brasil.
O Xbox Cloud Gaming também saiu do beta esta semana. Os assinantes do Game Pass Ultimate agora podem transmitir jogos selecionados em resolução de 1440p, com taxas de bits de até 30 Mbps. Os assinantes do Ultimate também têm taxas de bits de até 20 Mbps para quaisquer outros jogos transmitidos em 1080p. Os assinantes Premium e Essential estão limitados à resolução de 1080p e à taxa de bits de 12 Mbps.
Uma versão do Xbox Cloud Gaming com anúncios está em desenvolvimento há muito tempo. O CFO da Microsoft Gaming, Tim Stuart, deu as primeiras dicas sobre uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming há quase dois anos. A Microsoft também deixou claro recentemente que quer tornar o Xbox Cloud Gaming mais acessível.
“Acho que, para nós, isso realmente abre a oportunidade de torná-lo muito mais acessível e acessível aos jogadores. Seja expandindo para novas regiões ou criando novas maneiras de acessar a nuvem [do Xbox]”, disse Jason Ronald, vice-presidente de próxima geração da Microsoft, em um podcast do Xbox em agosto.