Há mais de uma década, a The Coalition era conhecida como “Black Tusk Studios”, desenvolvendo uma propriedade intelectual original para Microsoft e Xbox. Alguns de vocês devem se lembrar do teaser trailer do jogo na E3 2013, que retratava um thriller de espionagem, mas o jogo nunca foi lançado. Bem, uma nova reportagem da DidYouKnowGaming explora um pouco a história do título, além de detalhar a decisão da Microsoft de produzir Gears of War 4 .
O relatório é um olhar bastante aprofundado sobre o projeto e seu desenvolvedor. O vídeo de 48 minutos aborda até mesmo as origens da The Coalition, o que pode surpreender algumas pessoas — incluindo o fato de que o estúdio já havia criado vários jogos casuais de Kinect para o dono do Xbox antes de se dedicar ao desenvolvimento de jogos AAA. É um olhar superinteressante sobre o que hoje é um dos maiores estúdios da equipe, e vale muito a pena assistir.
Claro, há alguns trechos particularmente interessantes do relatório que provavelmente ganharão as manchetes — incluindo uma citação de um ex-funcionário que afirmou que a Xbox pretendia que este projeto de suspense de espionagem rivalizasse com a série Uncharted, do PlayStation, antes de ser cancelado. Aqui está uma dessas citações:
“Definitivamente, era para ser um jogo de verdade. Foi descrito para mim como a versão da Microsoft de Uncharted. Mas o jogo nunca teve um fundamento seguro. Trabalhei em muitos jogos e, depois de um tempo, você percebe imediatamente quando um projeto vai ser descartado.”
Assim que comecei a trabalhar nele, eu sabia que, se fosse lançado, levaria pelo menos mais cinco anos. Os responsáveis não tinham uma visão clara da experiência que o jogo proporcionaria e estavam apenas tropeçando na esperança de conseguir criar algo que parecesse certo.
É claro que, no final, eles nunca concretizaram essa visão — e assim que a Microsoft adquiriu a propriedade intelectual de Gears of War no início de 2014, o estúdio começou a assumir o controle da série. Tivemos vários jogos de Gears de grande porte desde então — com o E-Day chegando no ano que vem, é claro —, mas é uma pena que este projeto Black Tusk nunca tenha saído do papel. Mesmo assim, este é um olhar fascinante sobre ele — e como um dos maiores estúdios do Xbox surgiu.