Considerando os comentários recentes de Mark Cerny, que em um vídeo recente em que participou como convidado da AMD afirmou que a próxima geração do PlayStation está a apenas “alguns anos de distância “, vale a pena rever todos os rumores que surgiram até agora sobre o PlayStation 6, que apontam para um lançamento em 2027 e mais potência que o PlayStation 5, por um preço mais alto. Também vale a pena resumir brevemente o que está sendo dito sobre o novo Xbox e qual é o caminho mais provável que a Microsoft seguirá.
Os rumores
Uma das fontes mais confiáveis para falar sobre o novo console foi KeplerL2, que relatou que ” o plano é lançar o PS6 em 2027, salvo atrasos imprevistos”. Essa declaração é consistente com o que Cerny disse e respeita o ciclo de sete anos típico do mundo dos consoles (exceto o Nintendo Switch).
No âmbito do Xbox, um rumor coletado pelo YouTuber Moore’s Law Is Dead afirma que o Xbox também pretende lançar uma nova geração em 2027, embora ainda não esteja claro se será um console tradicional ou um híbrido de PC.
De acordo com a mesma fonte, que já havia revelado os recursos do PS5 Pro com grande precisão, o próximo Xbox será mais potente que o PS6, mas provavelmente também mais caro.
Dito isto, por enquanto sabemos que ambos serão equipados com chips AMD, mas por enquanto as especificações de hardware ainda são uma questão de debate, também porque são a parte do novo ciclo de desenvolvimento de hardware mais sujeita a mudanças.
Resta saber como os jogadores receberão a próxima geração, considerando a crescente insatisfação com a atual, que parece não ter dito tudo ainda.